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    Transição Paulistana

    Doria cumpre promessa e aumenta velocidade das marginais em janeiro

    ARTUR RODRIGUES
    RODRIGO RUSSO
    DE SÃO PAULO

    20/12/2016 10h53 - Atualizado às 11h06

    Bruno Santos/Folhapress
    O futuro secretário municipal dos Transportes, Sergio Avelleda
    O futuro secretário municipal dos Transportes, Sergio Avelleda

    A equipe do prefeito eleito João Doria (PSDB) apresentou na manhã desta terça-feira (20) o plano para o aumento dos limites de velocidade das marginais Tietê e Pinheiros a partir de 25 de janeiro de 2017. O plano também anuncia o uso de lombofaixas e radares-pistola para fiscalizar motos.

    Batizado de Marginal Segura, o plano mantém o limite de velocidade de 50 km/h para uma das faixas da pista local. As outras faixas da pista local voltam a 60 km/h –experiência inédita em via de tal porte na cidade e questionada por especialistas.

    Vaivém de Doria

    Já a central vai de 60 km/h para 70 km/h e a expressa de 70 km/h para 90 km/h. Para os veículos pesados, a velocidade máxima será de 50 km/h em toda a pista local. Nas pistas central e expressa, o limite para esses veículos será de 60 km/h.

    No Código de Trânsito Brasileiro, não há disciplina sobre diferentes limites por faixas de uma mesma via, e não há registro de experiência similar em via de grande porte na cidade de São Paulo. A lei estabelece apenas que, quando uma pista comportar várias faixas no mesmo sentido, as da direita são destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, e as da esquerda servem à ultrapassagem e ao deslocamento de veículos de maior velocidade.

    Especialistas em trânsito avaliam que essa medida pode causar confusão para os motoristas e gerar multas em casos de conversões de faixas. Será preciso intensificar campanhas e implementar placas e sinais de orientação aos motoristas.

    Nas pistas central e expressa, serão mantidos os atuais pontos de redução de velocidade, como em trechos de curvas mais acentuadas, por exemplo. Nesses pontos da expressa, por exemplo, o limite máximo recua de 90 km/h para os limites de velocidade já em vigor para esses locais, enquanto na central é reduzido de 70 km/h para 60 km/h.

    "Estamos convictos de que é possível readequar as velocidades porque as pistas das marginais foram projetadas para estas velocidades", afirmou o futuro secretário municipal dos Transportes, Sergio Avelleda. "Ressaltando que faremos todos os esforços para mitigar os demais riscos hoje presentes nas marginais".

    Antes de os limites serem aumentados, haverá um programa de adaptação das marginais, que ocorrerá a partir do dia 2 de janeiro. Entre as mudanças prometidas pela gestão Doria, estão melhoria na sinalização para pedestre, que inclui 17 lombofaixas.

    A equipe de Doria também promete aumentar a fiscalização de camelôs e motociclistas nas vias. A equipe do tucano anunciou que os radares-pistola voltarão a ser usados nas vias, exclusivamente para fiscalizar motos –a gestão Fernando Haddad (PT) afirma que parou de utilizar esse tipo de fiscalização.

    Durante a campanha, Doria prometeu restabelecer os limites de velocidade em 60 km/h (pista local), 70 km/h (central) e 90 km/h (expressa) assim que assumisse. Assim que foi eleito, Doria passou a ser pressionado por diversas entidades da sociedade civil a manter os novos limites criados por Haddad.

    O desafio da nova gestão será conciliar esse aumento das velocidades com a queda das mortes em acidentes alcançada após a redução dos limites adotada por Haddad. Um ano depois de a medida entrar em vigor, a soma de acidentes fatais nas duas vias caiu pela metade. De julho de 2014 a junho de 2015, foram 64 acidentes com mortes, contra 31 ocorrências do tipo nos 12 meses seguintes.

    Mortes no trânsito

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