• Cotidiano

    Saturday, 28-Sep-2024 12:03:29 -03

    Temporal deixa áreas alagadas nas zonas leste e sul de São Paulo

    DE SÃO PAULO

    21/12/2016 17h16 - Atualizado às 20h02

    Julia Chequer/Folhapress
    SAO PAULO, SP, 21-12-2016: Alagamento na avenida IV Centenario, regiao do parque do Ibirapuera. (Foto: Julia Chequer/Folhapress cod-11001) *** EXCLUSIVO AGORA ***
    Alagamento na avenida Quarto Centenário, no entorno do parque Ibirapuera, zona sul de São Paulo

    A chuva que atinge a cidade de São Paulo nesta quarta-feira (21) deixou áreas nas zonas sul e leste da cidade com pontos de alagamento, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura.

    Na zona leste, o rio Aricanduva transbordou em três locais: na avenida Ragueb Chohfi, na avenida Itaquera e na altura do shopping Aricanduva, por volta das 17h55. O córrego Ipiranga também transbordou na zona sul, deixando alagada a praça Leonor Kaupa das 17h45 às 18h.

    A chuva ainda causou 12 pontos de alagamento intransitáveis –cinco na subprefeitura de Santo Amaro e três na subprefeitura da Sé.

    Avener Prado/Folhapress
    SAO PAULO, SP, BRASIL, 21-12-2016: Estragos da chuva, carro atingido por arvore na rua Haddock Lobo, na altura do numero 1200. (Foto: Avener Prado/Folhapress, COTIDIANO) Código do Fotógrafo: 20516 ***EXCLUSIVO FOLHA***
    Carro atingido por queda de árvore na rua Haddock Lobo, região oeste de São Paulo

    Uma árvore caiu sobre um veículo na rua Haddock Lobo, no Jardim Paulista, e deixou uma vítima com ferimentos leves, de acordo com o Corpo de Bombeiros. A região ficou sem luz. Houve 14 ocorrências de quedas de árvores até as 18h15, segundo a prefeitura.

    O aeroporto de Congonhas ficou fechado por mais de meia hora. No local, foram registradas rajadas de vento de até 43 km/h.

    Cidade dos alagamentos

    O temporal é causado por áreas de instabilidade vindas da região de Campinas, reforçadas pelo calor. Pode haver queda de granizo nos bairros de Perus, Jaraguá, Brasilândia e Cachoeirinha, na zona Norte, de acordo com o órgão.

    Foi um primeiro dia de verão típico, com tempo abafado e temperatura máxima em torno de 31°C. A estação começou às 8h44 desta quarta-feira (21) e se estende até as 7h29 do dia 20 de março.

    Com os dias mais longos que as noites, o verão recebe maior quantidade de radiação solar nesse período e, com isso, favorece o aumento das temperaturas, da precipitação, da umidade relativa do ar e da nebulosidade. Contudo, o verão 2016-2017 será menos quente e com mais chuvas.

    A tendência, segundo os meteorologistas, é que a estação tenha temperaturas próximas da média, podendo ficar ligeiramente acima, especialmente as mínimas, do centro para o norte do Estado.

    Chuvas em SP

    Verão - Variação das temperaturas e das chuvas médias para São Paulo (1943-2015)

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024