• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 17:37:48 -03

    Lucíola Villela (1915-2016)

    Mortes: De bolo falso a reparo na roupa de Betty Faria

    FERNANDA PEREIRA NEVES
    DE SÃO PAULO

    22/12/2016 00h00 - Atualizado às 15h38

    Arquivo Pessoal
    Lucíola Villela (1915-2016)
    Lucíola Villela (1915-2016)

    A influência veio dos filhos e dos netos, mas a dedicação era mesmo de dona Lucíola quando começou a produzir filmes perto dos 60 e só parou mais de 20 anos depois, já por causa de limitações da idade.

    Foi o sonho do neto que a motivou –vendeu um apartamento para bancar "Tati, a Garota", o primeiro filme dele, Bruno Barreto, hoje famoso.

    No segundo filme dele, "A Estrela Sobe", lá estava dona Lucíola de novo. Comprou os direitos da história e repetia: "Vai ficar muito bom."

    Várias produções vieram depois com essa goiana costurando vestido para Betty Faria, fazendo bolo cinematográfico com papelão, servindo sanduíches nos bastidores e dando muitos palpites.

    Determinava e cuidava de tudo, assim como já tinha feito por décadas em sua casa. Gostava das coisas do seu jeito. Quando se mudou para o Rio, definiu, antes mesmo de chegar, o refinado prédio em que moraria, a escola e cursos que os filhos frequentariam.

    Para fazer "Igreja dos Oprimidos", já aos 70 anos, viajou sozinha pela paraense Altamira e pelo Paraguai pesquisando sobre igreja da libertação e movimentos sem-terra. "Foi a grande produção dela", avalia a filha, Lucy.

    Trabalhou ainda em "O Quatrilho" e "O Que É Isso Companheiro", ambos indicados ao Oscar, e frequentou festivais como os de Cannes, Veneza, Berlim, Havana. Nesse último, conheceu e encantou o ex-ditador cubano, Fidel Castro, conta a filha.

    A determinação a fez definir até os detalhes de seu velório, antes de morrer no dia 3, aos 101, enquanto dormia. Deixa três filhos, nove netos, 19 bisnetos e sete trinetos.

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    Veja os anúncios de mortes

    Veja os anúncios de missas

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024