• Cotidiano

    Saturday, 20-Apr-2024 02:54:28 -03

    Polícia prende 2º suspeito de espancar e matar ambulante no metrô de SP

    ROGÉRIO PAGNAN
    DE SÃO PAULO

    28/12/2016 13h54 - Atualizado às 14h07

    A Polícia Civil prendeu na tarde desta quarta-feira (28) Alípio Rogério Belo dos Santos, segundo suspeito de espancar até a morte o ambulante Luiz Carlos Ruas, 54, na estação Pedro 2º do Metrô de São Paulo, no último domingo (25).

    Santos estava na casa de um amigo na região de São Mateus, zona leste da capital paulista, e será encaminhado para o Delpom (Delegacia de Polícia do Metropolitano), na Barra Funda (zona oeste). O advogado dele, Marcolino Nunes Pinho, chegou a dizer mais cedo que ele se entregaria, mas a polícia acabou chegando a ele através de pistas.

    O defensor admite que Santos agrediu Ruas na estação do Metrô, mas nega que a confusão tenha iniciado por atos de intolerância de gênero.

    Disse que o tumulto começou porque Santos teve o celular roubado por um grupo do lado de fora do Metrô, dos quais integravam travestis, e que o vendedor foi agredido por ter entrado na briga. "O senhor Luiz Ruas foi tentar ajudar os travestis, que ele conhecia, e deu uma garrafada na cabeça do Alípio. Aí, [Alípio] ficou nervoso porque tomou a garrafada e foi para cima dele", disse.

    Outro suspeito do crime, Ricardo do Nascimento Martins, 21, que também participou da agressão, já tinha sido preso na terça (27). Na chegada ao DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), Martins afirmou que estava arrependido. Ele disse que nada justifica o que fez, mas que estava "muito encachaçado" (bêbado) na hora do ataque.

    Espancamento no Metrô de SP
    Dois homens espancaram o vendedor Luiz Carlos Ruas na estação Pedro 2°

    "Estou arrependido. Também não sou uma má pessoa. E o senhor [Ruas] que estava lá trabalhando também não era, era um cidadão de bem", disse a jornalistas ao deixar o DHPP na manhã desta quarta.

    Martins e Santos são primos e foram flagrados por câmeras de segurança e por testemunhas. Eles teriam agredido duas travestis quando o camelô interferiu na briga e passou a ser atacado. Ruas fugiu, mas foi derrubado e espancado na área livre do mezanino, próximo à bilheteria da estação estação. Não havia seguranças no local.

    Ruas morreu no hospital, horas depois. Ele trabalhava havia duas décadas como vendedor ambulante em frente à estação Pedro 2º.

    Os dois suspeitos tiveram decretada prisão temporária de 30 dias por homicídio qualificado e agressão a outras duas travestis. O advogado da dupla, Marcolino Nunes Pinho, disse não se tratar de um caso de homofobia. Segundo ele, seus clientes alegam que partiram para briga porque Santos teve o celular roubado por um grupo de pessoas, entre elas uma travesti, onde as câmeras do Metrô não conseguem captar.

    Zanone Fraissat/Folhapress
    Alípio Rogério dos Santos, suspeito de espancar até a morte um ambulante no metrô, após prisão
    Alípio Rogério dos Santos, suspeito de espancar até a morte um ambulante no metrô, após prisão

    MANIFESTAÇÃO

    Cerca de cem pessoas, entre elas de defesa da causa LGBT, compareceram para um protesto, na tarde desta terça (27), na estação onde Ruas morreu. Convocada pelas redes sociais pelo jovem Bruno Diego Alves, 25, a manifestação pediu mais segurança aos usuários do sistema metroviário de São Paulo e o fim da homofobia.

    "Espero que fique de exemplo, para que a morte do Luiz Carlos Ruas não se repita. Pagamos imposto caro, tarifa alta, e não temos segurança ao usar o metrô. Dinheiro tem, o que falta é vontade", criticou.

    O protesto, que começou ao lado da estação e logo migrou para as bilheterias, durou cerca de 50 minutos. Nenhum agente de segurança do Metrô estava presente na estação.

    Veja

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024