• Cotidiano

    Saturday, 04-May-2024 18:38:37 -03

    Chuva forte rompe açude e alaga casas e ruas em Rolante (RS)

    MARTHA ALVES
    DE SÃO PAULO

    06/01/2017 06h31

    O rompimento de um açude arrastou carros, deixou casas, ruas e a zona rural embaixo d' água e isolou a cidade de Rolante, no Vale do Paranhana (RS), na noite desta quinta-feira (5). Não há informações sobre feridos nem desaparecidos.

    O coordenador municipal da Defesa Civil e comandante dos Bombeiros Voluntários, Leandro Gottschalk, disse que uma chuva forte no distrito Rincão dos Kroeff, na cidade vide São Francisco de Paula, provocou o rompimento de um açude e a água desceu rapidamente em direção a Rolante.

    O grande volume de água causou o transbordamentos dos rios Rolante e Areia, que cortam a cidade. As regiões mais afetadas pelo alagamento foram o centro e os bairros Mascarada, Grassmann, Alto Rolante e Contestado.

    A força da água arrastou carros, danificou uma rodovia, alagou ruas, destruiu plantações e matou o gado. Por segurança, a cidade ficou cerca de três horas sem energia. "O rio levantou rápido, com uma força estrondosa e levou o que estava pela frente", falou Gottschalk.

    As famílias da comunidade de Mascarada, na zona rural, ficaram ilhadas e tiveram que aguardar o resgate dos bombeiros sobre os telhados das casas. A região está sem energia elétrica, pois a rede de transmissão foi levada pela água.

    Segundo Gottschalk, a rodovia RS- 239 ficou interditada por cerca de quatro horas, entre os municípios de Rolante e Riozinho.

    O bairro de Alto Rolante, onde se concentra parte das empresas de beneficiamento de madeira, também foi afetado pela enchente. Muitas empresas tiveram o seu material danificado, de acordo com o comandante dos bombeiros voluntários.

    Equipes dos bombeiros de Rolante, Taquara, Igrejinha e Três Coroas trabalharam durante toda a madrugada desta sexta (6) no resgate às pessoas afetadas pela enchente.

    As equipes só conseguiam chegar aos locais afetados de barco e com muita dificuldade de acesso. O número de desalojados e desabrigados ainda não tinha sido contabilizado pela Defesa Civil.

    O número de desalojados e desabrigados ainda não foi contabilizado pela Defesa Civil.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024