• Cotidiano

    Monday, 06-May-2024 18:31:51 -03

    Massacre em presídios

    Famílias de presos vão ao IML de Manaus procurar mortos em massacre

    BRUNA CHAGAS
    DE COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM MANAUS

    08/01/2017 02h00

    Uma semana após o massacre que deixou 56 presos mortos em uma penitenciária de Manaus, ainda há dois corpos que precisam ser identificados. O Instituto Médico Legal (IML) já identificou 54 corpos, sendo que 49 desses foram liberados para as famílias das vítimas.

    Neste sábado (7), ainda havia pessoas em frente ao IML procurando saber se algum parente estava entre os mortos, sem conseguirem resposta.

    Também neste sábado, no Compaj, complexo penitenciário de Manaus em que a chacina ocorreu, as famílias estavam revoltadas porque não puderam entrar no local, já que desde quinta-feira (5) as visitas de familiares foram suspensas.

    A Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), o Compaj e o Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) passaram por revistas desde quinta. O objetivo da vistoria nesses complexos penitenciários foi a retirada de objetos ilícitos como celulares, facas e cordas.

    Na revista realizada no Ipat, foram apreendidos diversos objetos proibidos, entre eles 68 armas brancas, 26 celulares, uma porção de entorpecente, 10 facões, nove chips de celular, 23 carregadores de celulares e "teresas" (cordas feitas de lençóis).

    Na Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, onde estão presos alguns integrantes da facção PCC (Primeiro Comando da Capital), as mulheres e outros familiares que ficam de plantão no local das 7h às 22h afirmam que sofrem ameaças.

    "Tem um carro amarelo mandando a gente ir embora e ameaçando matar se ficarmos. É gente da outra facção, mas nem todas aqui são de facção, não", diz uma mulher que não quer se identificar. Procurada, a Polícia Militar do Amazonas não se manifestou até a conclusão desta edição.

    Editoria de Arte/Folhapress
    VALE ESTE - balanço mortes em presídios
    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024