• Cotidiano

    Monday, 29-Apr-2024 18:25:15 -03

    Massacre em presídios

    Governador do AM demite secretário em meio à crise penitenciária

    DE SÃO PAULO

    13/01/2017 14h03

    O governador do Amazonas, José Melo (Pros), demitiu o secretário da Administração Penitenciária, Pedro Florencio, em meio à crise no sistema prisional que deixou 67 mortos no Estado nos primeiros dias do ano.

    Florencio, que é agente da Polícia Federal, estava na coordenação da Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) desde outubro de 2015.

    No lugar dele, assume o tenente-coronel da Polícia Militar e comandante do Policiamento Especializado, Cleitman Rabelo Coelho, especializado em choque, policiamento comunitário e tiro tático.

    Pelo menos 148 detentos estão foragidos do Ipat (Instituto Penal Antônio Trindade) e do Compaj (Complexo Penitenciário Anísio Jobim), maior presídio do Estado e palco da chacina de 56 presos em 1º de janeiro.

    Na tentativa de recuperar o controle do sistema prisional, 17 presos apontados como líderes do massacre no Compaj deixaram Manaus rumo a presídios federais.

    O governo do Amazonas também recebeu o reforço de 99 homens da Força Nacional, que se encarregarão da segurança do entorno do Compaj. A ideia é liberar mais policiais estaduais para atuar na recaptura dos presos.

    O número de assassinatos em presídios pelo país chega a 106 casos somente nesse ano. O Estado do Amazonas lidera o número de mortes em presídios com 67 assassinatos, seguido por Roraima (33), Paraíba (2) e Alagoas (2). As mortes já equivalem a pouco mais de 28,5% do total registrado em todo ano passado. Em 2016, foram ao menos 372 assassinatos -média de uma morte a cada dia nas penitenciárias do país.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024