• Cotidiano

    Sunday, 05-May-2024 03:25:35 -03

    Com nova iluminação e limpa, Doria 'reinaugura' ponte Estaiada de SP

    GIBA BERGAMIM JR.
    DE SÃO PAULO

    17/01/2017 14h39

    Giba Bergamim/Folhapress
    A limpeza da ponte Octavio Frias de Oliveira, a Estaiada, começou no dia 2 de janeiro
    A limpeza da ponte Octavio Frias de Oliveira, a Estaiada, começou no dia 2 de janeiro

    Em nova etapa de sua cruzada contra pichadores, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), fez uma espécie de "reinauguração" da ponte Octavio Frias de Oliveira, conhecida como ponte Estaiada, na região do Brooklin (zona sul), na tarde desta terça-feira (17).

    A ponte Estaiada estava tomada por pichações desde junho de 2016 e com o sistema de iluminação prejudicado desde 2012. "Estamos hoje comemorando o resgate da ponte Estaiada, a ponte Octavio Frias de Oliveira. Após um longo tempo pichada e mutilada, agredida, ela hoje é entregue à cidade de São Paulo", disse.

    Doria agradeceu às empresas que ajudaram na limpeza do evento. Segundo o prefeito, o investimento dessas empresas foi de R$ 900 mil. "Custo zero para a Prefeitura de São Paulo. As empresas cooperaram", disse.

    Segundo ele, agora a ponte está "recuperada e iluminada". "O esforço foi coletivo e agora a cidade tem um de seus símbolos resgatado e colocado a serviço da cidade. É um dos cartões-postais da cidade."

    Para a limpeza do mastro da ponte, de 138 metros de altura, foram necessários alpinistas, treinados para atuar durante a madrugada. Foi restabelecida também a iluminação da ponte. De acordo com Doria, foram roubados projetores e holofotes da ponte ao longo dos anos.

    "Volto a transmitir um recado aos pichadores, mudem de profissão, se tornem grafiteiros, muralistas e venham ser artistas para serem respeitados. Terão apoio não somente da prefeitura como de toda a população", afirmou.

    O prefeito afirmou que haverá novas operações de limpeza de pichações. A próxima ponte será a Orestes Quércia, conhecida como "estaiadinha", que também foi alvo de pichadores.
    Segundo o tucano, empresas fabricantes de tintas e iluminação já firmaram compromisso para a recuperação da obra de arte de Tomie Othake na avenida 23 de Maio.

    DESPEJO

    Sobre a reintegração de posse de posse de um terreno particular em São Mateus Doria disse que a Polícia Militar agiu corretamente e que o episódio não tem relação nem com a prefeitura nem com o Estado.

    "Ordem da Justiça tem que ser cumprida", disse.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024