• Cotidiano

    Sunday, 05-May-2024 20:59:28 -03

    Casos de suspeita de febre amarela chegam a Goiás e Mato Grosso do Sul

    ANGELA BOLDRINI
    DE BRASÍLIA

    26/01/2017 16h46

    O Ministério da Saúde afirmou nesta quinta-feira (26) que foram notificados casos de suspeita de febre amarela em Goiás e Mato Grosso do Sul, dois Estados ainda sem episódios confirmados da doença.

    São os primeiros casos de possível infecção nos territórios dos Estados a serem investigados. O aviso sobre o paciente que teria sido contaminado em Mato Grosso do Sul partiu da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. Já o Distrito Federal notificou a morte de um paciente que teria sido infectado em Goiás.

    MS havia registrado a morte de macacos com suspeita da doença no município de Aparecida do Taboado, próximo à divisa com São Paulo e Minas Gerais. Os exames clínicos nos animais, porém, ainda não foram concluídos.

    Contatada, a Secretaria da Saúde de Goiás afirmou que há outro episódio registrado nesta quinta, no município de Piranha, a 310 km de Goiânia. O paciente seria um andarilho de Minas Gerais que apresentou sintomas da febre amarela. Ainda não há confirmação da enfermidade e, segundo o Ministério da Saúde, o caso só deve ser contabilizado no boletim diário de atualizações de sexta (27).

    O boletim nacional desta quinta afirma que 455 casos estão em investigação, e outros 72 já foram confirmados (40 deles evoluíram para óbito).

    FEBRE AMARELA EM 2017 - Por local provável de infecção

    VACINAS

    A secretaria de saúde de Mato Grosso do Sul afirmou que o Estado deve receber 50 mil doses extras de vacina de febre amarela do total de 11,5 milhões anunciados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (25).

    De acordo com o Estado, do total prometido pelo governo federal já foram entregues 25 mil vacinas para se somarem ao estoque estadual de 60 mil –das quais 20 mil já foram distribuídas aos municípios.

    A secretaria de Goiás disse não ter informações sobre reforços para a vacinação, mas afirmou que recebe mensalmente 100 mil doses regulares do ministério e ter 93% da população imunizada contra a doença.

    MINAS GERAIS
    Subiu para 84 o número de casos de febre amarela confirmados em Minas Gerais, segundo boletim divulgado pela secretaria estadual de saúde na tarde desta quinta-feira (26).

    Foram 15 novas confirmações —na quarta (25), o número total era de 69 doentes. O Estado também atingiu 40 mortes, contra 38 confirmadas pela secretaria no último boletim.

    O município mais afetado é Ladainha, com 14 casos confirmados, seguidos de Caratinga, com nove episódios. Ao todo, há casos de febre amarela confirmados em 26 municípios do Estado.

    NO BRASIL - Evolução dos casos de febre amarela confirmados no país

    Tudo sobre: o mosquito

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024