• Cotidiano

    Saturday, 04-May-2024 06:17:30 -03

    Haruyoshi Ono (1943-2017)

    Mortes: Arquiteto que continuou legado de Burle Marx

    FERNANDA PEREIRA NEVES
    DE SÃO PAULO

    02/02/2017 00h00

    Julio Ono/ Arquivo Pessoal
    Haruyoshi Ono (1943-2017)
    Haruyoshi Ono (1943-2017)

    Uma placa no Aterro do Flamengo colocou o jovem Haruyoshi Ono no caminho do arquiteto Roberto Burle Marx. Haru ainda estudava na Universidade do Brasil –hoje Federal do Rio de Janeiro- quando, no caminho de casa, viu o anúncio. Em alguns dias, estava com um amigo pedindo estágio no tal escritório.

    Foram alguns anos de estágio voluntário, arrumando e limpando materiais de desenho. Mas assim que se formou, em 1968, veio o convite de sociedade. Ao todo, foram 26 anos trabalhando com Burle Marx, que morreu em 1994, e mais 23 à frente da empresa.

    Haru participava de tudo nos projetos. Passava pela topografia, projeto arquitetônico, designer, botânica. "Está tudo interligado. A gente trabalha pensando nas sombras, nas coberturas, interação das plantas", diz Julio, filho de Haru e um dos sócios que manterão o legado do escritório de Burle Marx agora.

    Filho de japoneses, Haru era discreto, calado, mas muito atento. Começou a mostrar jeito para desenho e paisagismo ainda criança –influência da mãe, sempre entretida com crochê, origami, plantas e outros trabalhos manuais. Pequeno, copiava desenhos de seus quadrinhos para vender.

    Já arquiteto, fez projetos como o da Vila dos Atletas, no Parque Olímpico do Rio; do Parque do Flamengo, conhecido como Aterro; e do Kuala Lumpur City Centre, na Malásia. Esse último foi o primeiro que finalizou sozinho, após a morte de Burle Marx.

    Ainda tinha projetos na prancheta e viagem marcada quando morreu, no dia 22, aos 73, após hemorragia cerebral. Deixa a mulher, três filhos, uma enteada e cinco netos.

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    Veja os anúncios de mortes

    Veja os anúncios de missas

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024