-
-
Cotidiano
Wednesday, 30-Apr-2025 08:42:08 -03Bairro de Miami que inspira projeto de Doria obtém lucro com grafite de rua
SILAS MARTÍ
EM MIAMI05/02/2017 02h00
Era uma vez uma imensidão de galpões abandonados, de janelas lacradas, cegas à paisagem cinza recortada por cercas de arame farpado. Wynwood, hoje o bairro mais colorido de Miami, em nada lembra aquilo que já foi um dia.
No fim da década de 1990, o distrito do balneário americano que o prefeito João Doria (PSDB) mira como modelo do "grafitódromo" que quer implantar na capital paulista era um descampado urbano -a antiga zona industrial perdeu suas fábricas para a China e ninguém se atrevia a andar por suas calçadas.
Publicidade"Não tinha gente por lá, era desolador. Era impossível tomar um café na rua", lembra David Lombardi, primeiro empresário a desbravar há 20 anos aquilo que mais tarde viraria um shopping a céu aberto decorado por murais de grafiteiros badalados. "Sem querer, descobri uma cena artística ali que poderia acontecer."
Continuar lendoFale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br
Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.brPublicidade -
Finalmente a fol ha começa a falar do projeto de Doria e não mais fica criando e fomentando uma suposta "guerra insana da pixação". Claro, a matéria, como sempre, é parcial e fica procurando um jeito de criticar Doria com alguma agulha no palheiro, apenas pelo desejo de criticá-lo. Mas é óbvio que, se forem usadas faxadas públicas, é preciso concurso público, e a prefeitura ceder as tintas, é um custo irrisório. Na reportagem (que não destacou o "detalhe"), as faxadas do bairro são particulares