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    Pelo celular, robô agenda serviços nas unidades do Poupatempo em SP

    DE SÃO PAULO

    09/02/2017 17h10

    Fernando Donasci - 14.jan.09/Folhapress
    ORG XMIT: 231501_1.tif Fila em unidade do Poupatempo em São Paulo para solicitação do seguro-desemprego, em São Paulo (SP). (São Paulo (SP), 14.01.2009. Foto de Fernando Donasci/Folhapress)
    Fila de espera para retirar carteira de trabalho no Poupatempo em SP

    O Poupatempo está oferecendo, em caráter de teste, um sistema de atendente virtual para dar informações e agendar horários pelo celular. A ideia é que seja possível marcar atendimento nas centrais do programa para requisição de documentos e outros serviços no Estado de São Paulo, assim como se envia uma mensagem para um amigo.

    Trata-se de um robô que pode ser contatado pelo aplicativo de mensagens do Facebook ou então pelo site do programa. Ele realiza os agendamentos em tempo real. O sistema oferece horário de atendimento para todos os tipos serviço nas unidades do Poupatempo e também esclarece dúvidas dos usuários.

    Segundo o superintendente de Novos Projetos do Poupatempo, Ilídio Machado, o sistema deve ajudar a diminuir as filas e melhorar a eficiência dos serviços públicos. "O atendente virtual foi criado para incentivar os cidadãos a marcar dia e hora para atendimento antes de ir aos postos", afirma, em nota.

    Reprodução
    Agendamento de serviço pelo sistema de atendimento virtual do Poupatempo
    Reportagem tenta agendamento pelo atendimento virtual do Poupatempo

    Pelo menos metade das pessoas que utilizam o Poupatempo vão às unidades de atendimento sem agendar o horário, correndo o risco de não conseguir o que precisam ou levar mais tempo do que o necessário, de acordo com informações do serviço.

    O robô foi desenvolvido pela empresa Nama-Inteligência Artificial, que foi selecionada em um edital do Governo do Estado de São Paulo destinado a desenvolver soluções para a prestação de serviços públicos. O Poupatempo afirma que o sistema ainda está em fase de testes, mas, caso seja aprovado, será contratado por meio de licitação.

    Um diferencial do sistema é que ele é capaz de conversar com centenas de usuários simultaneamente, e os dados ficam registrados para análises posteriores. Quanto mais usado, quanto mais conhecimento o atendente acumula e tanto mais é capaz de dar uma resposta melhor todo dia.

    De acordo com o informações do Poupatempo, nos 33 primeiros dias em que esteve em funcionamento, o robô atendeu cerca de 5.300 usuários e completou com sucesso mais de 53 mil agendamentos. Foram mais de 2,4 milhões de mensagens trocadas com o Poupinha, nome pelo qual o sistema foi batizado.

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