• Cotidiano

    Tuesday, 30-Apr-2024 15:26:49 -03

    RENATO DA COSTA CLARO (1935-2017)

    Mortes: Gaúcho, passava a limpo as palavras cruzadas

    THIAGO AMÂNCIO
    DE SÃO PAULO

    11/02/2017 00h00

    Arquivo Pessoal
    RENATO DA COSTA CLARO (1935-2017)
    Renato da Costa Claro (1935-2017)

    Quem, na cidade gaúcha de Rio Grande, sul do RS, de longe via um senhor vestido de maneira impecável e sempre carregando dois exemplares da mesma revista de palavras cruzadas sob o braço, não tinha dúvidas: era Renato da Costa Claro, que conhecia tudo e todos na cidade.

    Ter duas palavras cruzadas iguais era fundamental para ele, perfeccionista inveterado, lembra Carlos, um de seus filhos: um exemplar servia como rascunho e no outro passava a limpo as respostas definitivas do passatempo.

    Mas de passatempo para ele a atividade não tinha muito. Participava de concursos de palavras cruzadas e chegou a ganhar uma assinatura de um jornal local como prêmio pelo primeiro lugar.

    Era um jeito de exercitar a boa memória: conhecia por nome gerações de famílias da cidade, lembrava-se de detalhes da vida de amigos e conhecidos e não esquecia a data de nascimento de ninguém –Carlos, conta que, todo ano, recebia ligação do pai lembrando-o do aniversário de casamento.

    Funcionário vaidoso do Banco do Brasil (gabava-se de ter passado em primeiro lugar no concurso para bancário, ainda na juventude), aproveitou a experiência com a contabilidade para, depois de se aposentar, ajudar instituições de caridade a colocarem suas finanças em dia.

    A estimada memória começou a traí-lo quando foi acometido pelo mal de Alzheimer no ano passado. Morreu após a doença evoluir e por complicações em decorrência da idade avançada, na última sexta-feira (3), aos 82. Deixa a mulher, cinco filhos, dez netos e um bisneto.

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    Veja os anúncios de mortes

    Veja os anúncios de missas

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024