• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 08:46:42 -03

    Escolas reabrem e ônibus voltam a circular após motim da PM no ES

    CAROLINA LINHARES
    ENVIADA ESPECIAL A VITÓRIA

    LEONARDO HEITOR
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE VITÓRIA

    12/02/2017 20h53 - Atualizado às 22h21

    A Prefeitura de Vitória informou que o expediente dos servidores públicos será retomado nesta segunda-feira (13). Os servidores estaduais também voltam ao trabalho.

    Os serviços estavam paralisados desde que começou o motim da Polícia Militar no Estado, há dez dias. Desde então, 144 pessoas foram assassinadas. Desde sábado (11), 1.236 policiais voltaram ao trabalho.

    Nas escolas estaduais, haverá aulas na segunda-feira. As escolas da prefeitura, porém, terão apenas expediente interno na segunda —o ano letivo para os estudantes das 102 unidades de ensino começa na terça (14).

    "Ainda não há deliberações acerca do calendário escolar, mas serão garantidos aos estudantes todos os conteúdos escolares previstos para o ano letivo de 2017", afirma a prefeitura em nota.

    O sistema de ônibus da Grande Vitória opera com exceção de quatro linhas. O serviço noturno, contudo, não vai funcionar.

    Unidades de saúde da prefeitura abrirão normalmente. Segundo o governo do Estado, os hospitais estaduais manterão os atendimentos de urgência e emergência.

    Os parques de Vitória estarão fechados porque normalmente passam por manutenção às segundas. Serão reabertos na terça.

    MANIFESTAÇÕES

    Dois atos que tinham como tema a crise de segurança pública ocorreram em Vitória neste domingo (12).

    Cruzes foram colocadas na escadaria do Palácio Anchieta, sede do governo do Espírito Santo. O ato foi em luto pelas 144 mortes que aconteceram no Estado, até as 17h deste domingo, durante a onda de violência que o estado vive.

    Representantes de entidades de Direitos Humanos, pessoas, grupos, instituições e vários movimentos sociais participaram do movimento.

    A Prefeitura de Vitória organizou pela manhã uma caminhada pela paz que reuniu mais de 5.000 pessoas de acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana. A maioria estava vestida de branco.

    A ação aconteceu na praia de Camburi e teve o apoio de instituições civis, como a OAB, e religiosas.

    "Não tem nada mais bonito do que ver as famílias de Vitória ocupando novamente o calçadão de Camburi. As ciclofaixas estão funcionando, as bicicletas do Bike Vitória estão de volta às estações, é a cidade retomando a sua normalidade. A cidade é das pessoas e esse momento é um marco do retorno à normalidade, depois dessa semana difícil que vivemos", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024