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    Marginal tem primeira morte após aumento de velocidade de Doria

    DE SÃO PAULO
    DO 'AGORA'

    14/02/2017 12h41 - Atualizado às 08h13

    Reprodução/TV Globo
    Carro envolvido em acidente na marginal Pinheiros na manhã desta terça-feira (14)
    Carro envolvido em acidente na marginal Pinheiros na manhã desta terça-feira (14)

    Um homem de 50 anos morreu após bater com sua moto em um carro quebrado nesta terça (14), na primeira morte nas marginais depois do aumento dos limites de velocidade pela gestão João Doria (PSDB), em 25 de janeiro.

    A batida ocorreu pouco antes das 6h na pista expressa da marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, próximo à estação Ceasa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

    Um Gol 1993 com uma professora de 50 anos ao volante sofreu uma pane na pista expressa –cujo limite mudou de 70 km/h para 90 km/h. Ela disse que ligou o pisca-alerta e se afastou para chamar socorro. A moto atingiu o carro logo em seguida.

    Segundo o boletim de ocorrência, o motociclista tentou desviar do veículo. A polícia vai apurar a velocidade dele. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) lamentou o acidente e disse que as circunstâncias serão apuradas.

    O último acidente fatal nas marginais antes desse aconteceu em 24 de dezembro, também na pista expressa da Pinheiros, próximo à ponte do Jaguaré, porém sentido Interlagos. Um automóvel e uma moto colidiram, deixando um morto e um ferido.

    Desde o aumento da velocidade, quando houve a adequação das velocidades nas marginais, até 7 de fevereiro, foram registrados 48 acidentes com feridos, sendo 39 envolvendo motociclistas.

    Dados da própria CET mostram que, no ano passado, a marginal Pinheiros não registrou mortes em colisões nos primeiros dois meses do ano.

    Apesar de não ser possível relacionar o aumento da velocidade ao resultado do acidente desta madrugada, especialistas alertam para o aumento dos impactos em um acidente registrado a velocidades mais altas e para a diminuição do tempo de reação neste cenário.

    Cálculos do consultor em transportes Horácio Figueira, mestre pela USP, mostram que, na comparação com o limite de velocidade de 70 km/h, o aumento da energia do impacto a 90 km/h é até 65% maior.

    Para Figueira, "é prematuro concluir qualquer coisa a respeito de um só caso. É preciso esperar os dados de pelo menos três meses com novas velocidades".

    O especialista destaca, no entanto, que seria necessário que a marginal, por ser uma via expressa, contasse com pelo menos uma faixa de acostamento.

    VELOCIDADE NAS MARGINAIS Novos limites serão válidos a partir de 25.jan.2017
    Novos limites serão válidos desde o dia de 25 de janeiro

    APROVAÇÃO

    A maioria dos paulistanos é favorável ao aumento dos limites de velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros, segundo o Datafolha -são 57% que defendem a decisão do prefeito João Doria (PSDB) contra 37% que a reprovam.

    Opinião dos paulistanos sobre o aumento nos limites de velocidade (em %)

    Os paulistanos continuam avaliando mal o trânsito da cidade –70% acham ruim ou péssimo, mesmo índice da pesquisa de 2015 (71%).

    Datafolha avaliação Doria

    MOTOS NAS MARGINAIS

    A Polícia Militar divulgou nesta terça dados sobre acidentes com motos nas marginais Tietê e Pinheiros no ano de 2016. Segundo o Comando do Policiamento de Trânsito, as motocicletas estavam presentes em 74% de todas as batidas registradas nas duas vias, apesar de esse tipo de veículo representar apenas 13% da frota registrada na capital paulista.

    Os números de feridos e mortos tiveram reduções pouco expressivas em relação ao ano anterior, segundo a PM. No caso de acidentes com vítimas envolvendo motos, foram 921 em 2016, o que representa uma queda de apenas 3% em relação aos 946 registrados em 2015. Já as mortes chegaram a 15, duas a menos que em 2015. A maior parte dos óbitos (67%) ficou concentrado na marginal Tietê.

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