• Cotidiano

    Sunday, 28-Apr-2024 17:04:27 -03

    Alalaô

    Carnaval começa com desfiles tradicionais no Rio, Salvador e Recife

    DO RIO
    DE SALVADOR
    COLABORAÇÃO PARA FOLHA, DO RECIFE

    24/02/2017 08h35

    O primeiro dia de Carnaval será recheado de tradição nas cidades com maior cultura de folia do país. O Rio abre os festejos com o Carmelitas, bloco em Santa Teresa, que completa 27 anos, um dos pioneiros da retomada do Carnaval de rua do Rio.

    Em Salvador, o Carnaval tem Banda Eva e Olodum, enquanto o centro histórico do Recife dará início aos festejos na praça do marco zero com uma mistura de ritmos como frevo, maracatu e caboclinho.

    Rio de Janeiro

    - Carmelitas (13h, Santa Teresa, centro do Rio)

    O Bloco das Carmelitas surgiu em 1990, em Santa Teresa, tradicional bairro de ladeiras do centro do Rio. Seu nome é em referência ao Convento das Carmelitas. Reza a lenda que uma freira pulava os muros do convento na sexta-feira de Carnaval e só voltava na terça. Por esse motivo, muitos dos foliões brincam fantasiados de freira ou padre.

    O Carmelitas é um dos blocos mais celebrados do bairro e arrasta foliões tanto na sexta-feira quanto na terça. Como parte da cidade ainda está trabalhando na sexta, o bloco desfila menos cheio do que seu co-irmão "Céu na Terra", que desfila no dia seguinte.

    Neste ano, o Carmelitas concentra sexta a partir das 13h, no Largo do Curvelo. A expectativa é de que até 10 mil pessoas acompanhem o cortejo.

    Pilar Olivares - 13.fev.2015/Reuters
    REFILE - CORRECTING GRAMMAR Revellers kiss each other during the annual block party known as "Carmelitas" in Rio de Janeiro February 13, 2015. Contrary to a common stereotype, Brazil is a socially conservative nation, its culture rooted in Catholic tradition. Many view the five-day Carnival as the one chance to enjoy a bit of hedonism before the solemn period of Lent begins on Ash Wednesday. Some locals measure that freedom in kisses, competing with their friends to see who can smooch 10, 20, even 30 different people in a single outing. Picture taken on February 13, 2015. REUTERS/Pilar Olivares (BRAZIL - Tags: SOCIETY) ORG XMIT: BRA203
    Foliões se beijam no Bloco das Carmelitas, um dos mais tradicionais do Carnaval do Rio de Janeiro

    - Rival sem rival (18h, centro do Rio)

    Dos mesmos organizadores do bloco paulistano Acadêmicos do Baixo Augusta, o casal Leandra Leal e Alê Yousseff, o Rival sem rival concentra às 18h em frente ao Teatro Rival, no centro do Rio.

    Idealizado pela mãe de Leandra Leal, Ângela, cuja família é dona do Teatro Rival, o bloco é famoso pela presença de globais como Mariana Ximenes e Camila Pitanga. A festa é embalada por um DJ que toca desde marchinhas a clássicos da MPB.

    O baile ocorre na Rua Alvaro Alvim, centro, próximo à praça da Cinelândia.

    Francio de Holanda/Folhapress
    RIO DE JANEIRO - RJ - 28.02.2014 - Bloco Rival sem Rival, na rua Alvaro Alvim Cinelandia no centro do Rio. ( Foto: Francio de Holanda/Folhapress, COTIDIANO ) ***EXCLUSIVO FOLHA***
    Público se diverte no bloco Rival sem Rival, no centro do Rio de Janeiro

    *

    Salvador

    - Eva (17h45, circuito Barra-Ondina)

    Um dos blocos mais tradicionais do Carnaval de Salvador faz único desfile no Carnaval deste ano no circuito Barra-Ondina. O bloco foi fundado em 1981 por um grupo de 11 amigos do grêmio do Colégio Marista de Salvador.

    O bloco teve em seus vocais artistas como Luiz Caldas, Daniela Mercury, Ricardo Chaves e Durval Lelys. A partir de 1993, passou a ser comandado pela Banda Eva, então comandado por Ivete Sangalo. Desde então, a banda já teve nos vocais Emanuele Araújo, Saulo Fernandes até a atual formação sob comando de Felipe Pezzoni.

    O nome do bloco é uma referência às iniciais da Estrada Velha do Aeroporto, avenida de Salvador onde o grupo reunia-se em um sítio.

    Marcus Pavão/AgNews
    AgNews - Rio de Janeiro 18 de Fevereiro de 2012, Trio da Banda Eva em Salvador BAFotos: Marcus Pavão / AgNews
    Desfile do trio elétrico da Banda Eva em 2012 em Salvador

    - Olodum (21h30, circuito Campo Grande)

    Bloco afro mais conhecido de Salvador, o Olodum desfila três dias: sexta (Campo Grande), domingo (Barra) e terça (Campo Grande). No último dia, o bloco faz um desfile aberto ao público, sem cordas. Neste ano, quando completam-se 30 anos da música "Faraó", sucesso da banda também gravado por Ivete Sangalo e Margareth Menezes, o bloco homenageia o Egito e fala de três dos seus faraós: Akenathon, Tutankamon e Ramsés II.

    Fundado em 1979, o Olodum tornou-se uma das principais entidades de defesa dos direitos civis e da luta contra a discriminação racial no país. Sua banda foi uma das pioneiras do samba-reggae, sob a regência de Neguinho do Samba, e já tocou com astros internacionais como Paul Simon e Michael Jackson. Suas músicas falam da resistência do povo negro.

    Fernando Vivas-5.fev.2016/Folhapress
    SALVADOR, BA, 05.02.2016: CARNAVAL 2016 - Saída do bloco afro Olodum no Circuito Batatinha (Pelourinho), no final da tarde desta sexta-feira (05) (Foto: Fernando Vivas/Folhapress) *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
    Saída do bloco afro Olodum no circuito Batatinha (Pelourinho), em 2016

    *

    Recife e Olinda

    A mistura de ritmos como frevo, maracatu e caboclinho abre, oficialmente, o Carnaval do Recife, nesta sexta-feira (24), na Praça do Marco Zero. A festa, que tem início às 18h, será uma amostra do que espera os foliões pelos próximos quatro dias, nos 34 polos espalhados pela capital pernambucana.

    Este ano, o Carnaval multicultural da cidade homenageia o cantor e compositor Almir Rouche e a agremiação Caboclinhos Carijós, que está comemorando 120 anos de fundação.

    Apesar da alegria, a folia começará com um clima de saudade, pois será o primeiro Carnaval sem o percussionista Naná Vasconcelos (falecido em março de 2016). Durante 15 anos, o artista comandou a abertura dos festejos regendo mais de 400 batuqueiros de maracatu.

    Busca Blocos

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024