• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 00:05:09 -03

    Alalaô

    Moradores pedem retirada de tapumes do largo da Batata durante o Carnaval

    REGIANE SOARES
    DO "AGORA"

    24/02/2017 14h12

    Eduardo Anizelli/Folhapress
    Tapumes colocados pela prefeitura no largo da Batata, na zona oeste de São Paulo
    Tapumes colocados pela prefeitura no largo da Batata, na zona oeste de São Paulo

    Moradores de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, fizeram um abaixo-assinado pedindo que a gestão do prefeito João Doria (PSDB) retire os tapumes metálicos que foram instalados no largo da Batata, por onde vão passar blocos de Carnaval.

    O documento foi feito pelo movimento A Batata Precisa de Você, e já tem mais de 500 assinaturas, segundo os organizadores. Eles dizem que os tapumes podem confinar e machucar pessoas ao fim da passagem de blocos.

    A publicitária Mariana de Toledo Marchesi, 32, uma das organizadoras do abaixo-assinado, disse que pediu à prefeitura um laudo que provasse a segurança dos tapumes, porém, até ontem, não teve resposta.

    "Queremos saber como uma praça com tapumes é mais segura do que uma praça com livre circulação de pessoas. Imagina o tumulto que pode causar com um monte de gente confinada naqueles tapumes", disse. Mariana explicou que os tapumes formam um "gargalo" próximo à avenida Faria Lima, sendo que do outro lado do tapume o largo está livre. "Essa área poderia ser usada para dispersão", disse.

    O movimento quer evitar que se repita o cenário do último fim de semana no largo da Batata, com lixo, furtos, motoristas desorientados e a estação Faria Lima (linha 4-amarela do metrô) interditada para controlar o fluxo de pessoas.

    SEGURANÇA

    A gestão Doria e a Dream Factory, empresa responsável pela infraestrutura do Carnaval de rua na capital, disseram que os tapumes e as grades fazem parte da "estrutura planejada para garantir a segurança" de foliões, bens públicos, promotores de vendas e motoristas.

    Sobre os tapumes metálicos, disseram que foram instalados para impedir que o público tenha acesso à rua Fernão Dias, onde trânsito permanece aberto durante todo o dia.

    Busca Blocos

    Agora

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024