• Cotidiano

    Monday, 29-Apr-2024 19:04:03 -03

    Alalaô

    Veja os blocos de rua que desfilarão nesta terça pelo país

    DO RIO
    DE SALVADOR
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RECIFE

    28/02/2017 08h00

    Com pistolas de plástico na mão, As Muquiranas prometem fazer a avenida virar uma "guerra" de jatos de água em Salvador. O Muzenza leva as tradições africanas para a rua, enquanto artistas como Daniela Mercury e Moraes Moreira desfilam de graça para os foliões.

    No Rio, pernas de pau mostram que podem balançar ao som do afrobeat de Fela Kuti na Orquestra Voadora, que promete reunir milhares de foliões ao som de bandas de fanfarra. Já o Bloco Bagunça Meu Coreto mostra que Carnaval também é lugar de criança.

    Valter Pontes/Secom
    SALVADOR , BA , 27.02.2017 , BRASIL , Psirico agita Muquiranas Campo Grande. Foto Valter Pontes / Secom ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Banda Psirico agita bloco As Muquiranas

    Em Pernambuco, a crítica política dá o tom do bloco Eu Acho é Pouco, que desfila pelas ladeiras de Olinda com o tema "Fora Temer". No Recife, Geraldo Azevedo, Alceu Valença e Elba Ramalho comandam a festa no Marco Zero.

    *

    Confira os principais blocos desta terça:

    RIO

    - Bagunça Meu Coreto (10h, praça São Salvador, Laranjeiras)

    O bloco nasceu em 2005 em uma das praças mais simpáticas da zona sul do Rio. O clima é familiar e com muitas crianças. Em 2013 teve até casamento no local. O bloco costuma atrair foliões que, já cansados dos três dias de folia, querem algo mais light. Mas não se engane, o bloco fica cheio e mesmo assim rola uma paquera. Em 2014, 3.000 pessoas curtiram a festa.

    - Orquestra Voadora (13h, Aterro do Flamengo)

    Em 2009, um ano após sua criação, o bloco Orquestra Voadora foi um sucesso. Em 2010, milhares já acompanhavam o cortejo formado por músicos de instrumentos de sopro, no estilo fanfarra. No repertório, marchinhas, clássicos da música pop e jazz africanos. Uma das mais famosas do grupo é a versão Expensive Shit, de Fela Kuti. Um mar de músicos, pernas de pau e foliões fantasiados já é uma das tradições do Carnaval. Os ensaios da Orquestra Voadora, aos domingos nos jardins do Museu de Arte Moderna, são dos programas favoritos dos cariocas no verão.

    SALVADOR

    - As Muquiranas (15h, circuito Campo Grande)

    É o mais conhecido bloco de travestidos do Carnaval de Salvador. Desfilou no sábado com É o Tchan, na segunda com Psirico e nesta terça está sob o comando do cantor de pagode Léo Santanna. Neste ano, os associados saem fantasiados de gladiadoras. Fundado em 1965, surgiu a partir do bloco Nega Maluca, e tornou-se o primeiro bloco de travestidos do Carnaval baiano. É conhecido pela irreverência de seus associados, que costumam brincar com os foliões que estão fora do bloco e disparar jatos de água nos outros foliões.

    - Muzenza (17h30, circuito Campo Grande)

    É um dos principais blocos afros de Salvador e tradicionalmente dedicado ao reggae. Desfilou no sábado, segunda e sai nesta terça-feira no circuito Campo Grande. Foi fundado em 1981, como uma costela do bloco Olodum, e fez o seu primeiro desfile com um tributo a Bob Marley. Desfila em 2017 com o tema "afrofuturismo".

    RECIFE/OLINDA

    - Eu acho é pouco (16h, Olinda)

    Comemorando 41 carnavais, o bloco Eu Acho é Pouco promete levar alegria aos foliões, mas sem esquecer as críticas políticas que fazem parte da essência da agremiação desde a fundação. Com o tema "Fora Temer", conduzirá o seu famoso dragão pelas ruas de Olinda.

    - Encerramento do Carnaval (18h, Marco Zero)

    No Recife, a terça de Carnaval marca a despedida da folia. Na apoteose na praça do Marco Zero, principal polo da cidade, Geraldo Azevedo, Alceu Valença e Elba Ramalho comandarão o encerramento da festa ao lado de artistas locais. A despedida segue até as primeiras horas da manhã da Quarta-feira de Cinzas com o tradicional Arrastão do Frevo.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024