• Cotidiano

    Friday, 03-May-2024 00:04:07 -03

    Alalaô

    Samba-enredo será o primeiro critério de desempate do Carnaval de SP

    DE SÃO PAULO

    27/02/2017 18h58 - Atualizado às 11h39

    O samba-enredo será o critério de desempate na apuração do Grupo Especial das escolas de samba de São Paulo. O quesito será usado para o caso de duas agremiações somarem o mesmo número de pontos após a leitura de todas as notas.

    A regra foi definida pela Liga-SP (Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo) na tarde desta segunda-feira (27), com a presença de todos os presidentes ou representantes das 22 afiliadas da entidade. Segundo a Liga, nenhuma escola de samba foi punida de acordo com o regulamento oficial do Carnaval de 2017.

    Havia uma expectativa que a Vai-Vai pudesse ser punida porque, após fechar o portão, três integrantes do apoio à escola –que haviam levado bandeirinhas ao público– ficaram ainda na pista. O cronômetro havia sido zerado, colocando fim oficialmente ao desfile.

    Na ocasião, o presidente da Vai-Vai, Neguitão, afirmou que se a escola fosse punida que iria recorrer. "O que conta no regulamento é componente do desfile, o julgamento deve ser feito a quem está fantasiado", disse. "Mesmo que esteja com camiseta da escola, não conta".

    Além disso, a escola Nenê de Vila Matilde também atrasou a sua entrada porque a passarela do samba estava molhada –o último carro da Vai-Vai fez uma homenagem a Oxum, a orixá das cachoeiras. Na ocasião, o presidente da Nenê, Rinaldo José de Andrade, afirmou que não havia segurança para a escola desfilar. Após limpeza da pista, o presidente da escola verificou as condições e autorizou o desfile da Nenê.

    "A gente tem umas câmeras técnicas, independente da transmissão, principalmente no setor de saída, e deu uma hora e cinco minutos. A Vai-Vai estava completamente dentro do seu tempo, mesmo os componentes que estavam no final saíram no tempo", disse o presidente da Liga, Paulo Sérgio Ferreira.

    A leitura das notas seguirá a seguinte ordem: fantasia, bateria, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia, alegoria, evolução, enredo e samba-enredo. Caso persista o empate após o critério de desempate, a Liga passará para o segundo critério: enredo. O critério de desempate segue a ordem inversa da leitura das notas.

    APURAÇÃO

    A apuração está marcada para esta terça (28), às 16h, no Sambódromo do Anhembi, na zona norte de São Paulo. O acesso será liberado apenas para imprensa, para os presidentes das agremiações e mais nove convidados indicados pelos presidentes.

    As duas escolas de samba do Grupo Especial com as menores pontuações serão rebaixadas para o Grupo de Acesso. Cada quesito foi avaliado por quatro jurados, que atribuíram notas de 8 a 10, com variação de 0,1. A menor nota será descartada.

    Caso alguém deixe de atribuir uma nota, o jurado será punido com perda de cachê, podendo inclusive ter de ressarcir a entidade pelos gastos, como passagens aéreas e hospedagem, entre outros. A punição foi incluída no contrato dos julgadores depois que, no ano passado, Dragões da Real e Império de Casa Verde deixaram de receber notas nos quesitos harmonia e evolução, respectivamente.

    Ainda assim, caso algum avaliador deixe de dar a nota a um quesito, será atribuída à agremiação a média aritmética das notas dadas pelos demais jurados. No caso de frações de até 0,05, as notas serão arredondas para baixo. E a partir de 0,06 para cima. Até o ano passado, a maior nota era repetida para compensar a falta.

    As cinco melhores escolas de samba do Grupo Especial e as duas melhores do Grupo de Acesso farão o desfile das campeã na próxima sexta (3), a partir das 22h. As escolas Mocidade Alegre, Império da Casa Verde, Vai-Vai e Unidos de Vila Maria foram as favoritas do Carnaval de SP.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024