• Cotidiano

    Sunday, 19-May-2024 23:28:38 -03

    Alalaô

    Na esteira da capital, blocos ganham ruas do interior e do litoral de SP

    MARCELO TOLEDO
    DE RIBEIRÃO PRETO
    RICARDO HIAR
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM CARAGUATATUBA

    01/03/2017 02h00

    Marcio Coelho/Divulgação PMI
    ILHA BELA, SP, 28.02.2017, BRASIL, BLOCO LITORAL NORTE, Bloco banho da Doroteia. Credito: Marcio Coelho/ Divulgacao PMI ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Bloco Banho de Doroteia, em Ilhabela, reuniu grande número de foliões no litoral

    Alguns traziam críticas, outros só queriam mesmo celebrar a alegria. Independentemente das motivações, assim como a capital, interior e litoral de São Paulo tiveram neste Carnaval um crescimento nos blocos de rua.

    Cidades como São Sebastião, Caraguatatuba, Ribeirão Preto, Bauru e São José do Rio Preto viram suas ruas, parques e praças serem tomadas por foliões até mesmo antes da data oficial da folia.

    Em alguns locais, eles ocuparam o calendário antes destinado a escolas de samba e projetam um crescimento ainda maior para 2018.

    Destino de milhares de turistas durante os cinco dias de folia, as cidades do litoral norte ganharam mais opções de blocos de rua neste ano e registraram maior adesão de foliões na festa. As prefeituras afirmam que o número de participantes dos blocos foi superior ao de edições anteriores.

    "Bloco de rua é a maior característica popular do Carnaval. Todas as tribos se encontram e se divertem. Neste ano tinha muito mais gente nos blocos que fui do que nos anos anteriores", diz a professora Silvia Rodrigues, 46, que curtiu a folia em São Sebastião.

    Igor do Vale/Folhapress
    FRANCA, SP, 27.02.2017: CARNAVAL-SP - Foliões acompanham o bloco de carnaval Cangoma, nas ruas de Franca, no interior de São Paulo, nesta segunda-feira (27). (Foto: Igor do Vale/Folhapress) *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
    Foliões acompanham o bloco nas ruas de Franca, no interior de SP, nesta segunda-feira (27).

    Além dos sete blocos locais, o tradicional Juca Teles, de São Luiz do Paraitinga, animou o público de São Sebastião durante a folia, que foi descentralizada pela prefeitura, com desfiles de blocos em Maresias, Cambury, Barra do Una e Juquehy.

    Mesmo com o Carnaval de Paraitinga cancelado devido à crise, o Juca Teles também desfilou em sua cidade natal.

    Em Caraguatatuba, alguns blocos superaram recordes, como o Bloco das Piranhas, em que homens e mulheres desfilam com fantasias do sexo oposto. Foram mais de 30 mil foliões. "É um dos mais tradicionais blocos de embalo do litoral e bateu todos os recordes nesta edição", afirmou o secretário municipal do Turismo, Cristian Bota.

    A cidade teve dez blocos neste ano, um a mais que em 2016, e ainda recebeu o Maricota, de Paraitinga.

    Em Ilhabela, cinco blocos desfilariam só no sábado, mas, com a grande procura, outros dois grupos surgiram na hora. O Bloco da Camisinha, que abriu a folia e teve como objetivo conscientizar o público sobre DSTs, viu seus abadás se esgotarem.

    Com o sucesso, a prefeitura aumentou o período da festa e dos blocos por causa do número de participantes. A previsão era encerrar às 4h, mas a festa prosseguiu até as 5h. Em Ubatuba, conforme a administração, também houve aumento nos blocos.

    No interior paulista, Bauru, que até o ano passado contava com três blocos, teve um novo em 2017 e já há propostas para o surgimento de mais três para o próximo ano, segundo o historiador Henrique Perazzi de Aquino.

    Membro do Bauru sem Tomate é Mixto, Aquino disse acreditar que as ruas ganharam blocos e público devido ao fato de esse modelo de festa ser popular e permitir que cada grupo se divirta à sua maneira.

    "Tem de ser popular e pulverizado pela cidade toda. Há até um bloco na zona rural. O gostoso é que montamos tudo ao longo do ano com participação coletiva, as pessoas se sentem donas da festa. E são", afirmou.

    São José do Rio Preto também ganhou um novo bloco neste ano, que se somou aos dois já existentes. Sem desfile das escolas de samba, foram organizados seis cortejos nos bairros da cidade, três deles com os blocos.
    Também sem escolas de samba -pelo segundo ano consecutivo-, a estância turística de Batatais viu o bloco Só Mais Um crescer e ganhar as ruas durante o Carnaval.

    O mesmo ocorreu em Ribeirão Preto. Antes mesmo da data oficial da folia um bloco já tinha lotado ruas da cidade. O Califórnia desfilou pela primeira vez no dia 18 com a meta de reunir 15 mil pessoas. Amealhou 30 mil.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024