• Cotidiano

    Monday, 20-May-2024 04:52:40 -03

    Dois trens da CPTM batem e deixam 5 pessoas feridas na estação Barueri

    DE SÃO PAULO

    02/03/2017 09h22 - Atualizado às 08h30

    Reprodução/Twitter/Diário da CPTM
    Dois trens bateram na estação Barueri da linha 8-diamante da CPTM
    Dois trens bateram na estação Barueri da linha 8-diamante da CPTM

    Dois trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) bateram na manhã desta quinta-feira (2) na estação Barueri da linha 8- diamante (Júlio Prestes-Itapevi). Cinco pessoas tiveram ferimentos leves.

    O acidente aconteceu por volta das 8h quando, segundo a CPTM, uma maquinista teve um mal súbito e bateu em uma composição vazia, que estava parada na estação Barueri. Mais tarde, a CPTM divulgou nota na qual não confirma o motivo do acidente entre os trens.

    Logo após a batida, a maquinista teria recobrado os sentidos. Ela e mais quatro usuários tiveram ferimentos leves e foram encaminhados ao pronto-socorro de um hospital da região.

    Apesar do acidente, a CPTM diz que não houve interrupção do funcionamento da linha 8-diamante já que na estação há quatro vias férreas. O acidente interditou apenas uma dessas vias. Contudo, os trens circulam com velocidade reduzida em toda linha.

    A companhia diz que vai apurar as causas do acidente e que a maquinista ficará afastada até a conclusão da sindicância que foi aberta sobre o caso.

    Imagens divulgadas pelo "SPTV", da TV Globo, mostram o momento em que a maquinista acionou o freio do trem, pouco antes da batida. Ela aparece em pé e não é possível ver se ela está passando mal. Segundo a CPTM, os trens e os maquinistas são monitoradas pelo CCO (Centro de Controle Operacional), que fica na estação Brás.

    Desde o início do ano, a companhia já registrou sete "ocorrências notáveis", que correspondem a interrupção da circulação de algum trecho ou de uma linha. Esse tipo de problema pode ser causado por falhas técnicas ou por agentes externos, segundo a CPTM.

    No ano passado, o total de ocorrências desse tipo foi de 30, enquanto em 2015 foi de 40. Desde 2015, a empresa registrou dois casos considerados acidente ferroviário: o de hoje e um outro em 2015, quando um carro invadiu os trilhos da linha 8-diamante e foi atingido por um trem.

    Raio-x da CPTM

    Com informações do "Agora".

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024