• Cotidiano

    Wednesday, 08-May-2024 14:15:15 -03

    Promotoria pede novas investigações sobre menino morto por PM em SP

    DE SÃO PAULO

    21/03/2017 09h36

    O Ministério Público apontou falhas no inquérito sobre a morte de Ítalo, 10, que levou um tiro na cabeça após perseguição policial, em junho de 2016, no Morumbi, na zona sul de São Paulo.

    A criança e um colega de 11 anos, segundo a Secretaria Estadual da Segurança Pública, haviam furtado um carro em um condomínio da região e passaram a ser perseguidos por policiais.

    Na época, os policiais militares envolvidos afirmaram que só atiraram em revide aos tiros que vinham de um dos ocupantes do carro, que, naquele momento, desconheciam se tratar de uma criança de 10 anos.

    Entre as explicações pedidas pela promotoria está o fato de a arma que teria sido usada pelo menino ter sido retirada do local onde ele foi morto. E também por qual razão o garoto sobrevivente foi levado pelos PMs para sua casa, o que segundo o Ministério Público feriria o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

    A promotoria também solicitou o áudio da conversa entre as viaturas da PM que perseguiram o veículo furtado pelo garoto e o depoimento do delegado que atendeu o caso para saber se ele foi ao local onde o carro com Ítalo foi encontrado. Também foram pedidos novos depoimentos dos dois policiais militares para esclarecer contradições (entre elas, se o garoto atirou contra os policiais ou se eles viram um clarão, como relataram anteriormente).

    O MP quer saber ainda dos PMs se os vidros do carro guiado pelo menino estavam abertos, fechados ou parcialmente abertos.

    O CASO

    O menino de 11 anos que acompanhava Ítalo dentro do carro deu versões diferentes sobre o ocorrido. Nas duas primeiras vezes que foi ouvido, disse que o colega estava armado e que tinha efetuado três disparos contra a polícia.

    Depois, mudou a versão. Passou a dizer que nenhum dos dois estava armado e que a polícia plantou a arma para justificar os disparos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024