• Cotidiano

    Friday, 19-Apr-2024 13:00:32 -03

    Dia Mundial da Água

    Mostra 'Aqua' que virá ao Brasil chama atenção sobre crise da água

    DE SÃO PAULO

    22/03/2017 02h00

    Zanone Fraissat/Folhapress
    SÃO PAULO, SP - 10.10.2014: ARTE-SP - Onças infláveis surgem na margem do rio Pinheiros, como parte das intervenções do artista plástico Eduardo Srur, para a conscientização sobre a poluição em SP.
    Onças infláveis na marginal Pinheiros em 2014, obra do artista Eduardo Srur sobre a crise hídrica em SP

    A exposição 'Aqua' estreia nesta quarta-feira (22) em Genebra, na Suíça, por ocasião do Dia Mundial da Água. A mostra, com obras de 32 artistas do mundo inteiro, é, segundo os curadores, um alerta para a preservação do recurso, que deveria ser prioridade no século 21.

    "Quando a água está sob ameaça, também estão todas as formas de vida na Terra", dizem em nota à imprensa os organizadores da exposição, prevista para vir ao Brasil em novembro deste ano, em São Paulo, no Sesc Belenzinho.

    Curadora da mostra, a suíça de origem armênia Adelina von Fürstenberg selecionou obras, entre fotografias, vídeos e instalações, de artistas que abordam, cada um sob uma perspectiva singular, os impasses sobre a conservação da água.

    Entre os escolhidos, está o brasileiro Eduardo Srur, que, em 2014, recriou duas onças gigantes às margens do rio Pinheiros, em São Paulo.

    Batizada de "Hora da onça beber água", a obra, selecionada para 'Aqua', faz alusão não só ao animal ameaçado de extinção, mas também à crise hídrica na capital paulista e em outros locais pelo mundo.

    Além de Srur, outro brasileiro na mostra é o artista alagoano Jonathas de Andrade, que expõe o filme "O Peixe", sobre os pescadores da região Nordeste do Brasil.

    "Como um recurso humano, a água torna-se centro das mudanças climáticas, cujas consequências tornam-se origem ou motivação de conflitos", acrescentam os organizadores. A mostra é realizada pela ONG ART for the World, ligada às Nações Unidas.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024