• Cotidiano

    Tuesday, 30-Apr-2024 04:36:05 -03

    Doria promete que SP terá 10 mil câmeras de monitoramento até 2020

    DE SÃO PAULO

    23/03/2017 14h35

    Suamy Beydoun/Agif/Folhapress
    O prefeito de SP, João Doria, lança o projeto City Câmeras que pretende instalar 10 mil câmeras de monitoramento na capital paulista
    O prefeito João Doria (PSDB) lança projeto que pretende instalar 10 mil câmeras na capital paulista

    O prefeito João Doria (PSDB) afirmou que São Paulo terá 10 mil câmeras de monitoramento ao final de seu mandato, em 2020.

    Em evento na manhã desta quinta-feira (23), o tucano lançou o programa City Câmeras. O projeto pretende espalhar equipamentos de monitoramento pela capital.

    Inicialmente, 249 câmeras serão instaladas no Brás, no centro de São Paulo, local que sofre com recorrentes casos de roubos e furtos.

    Segundo a prefeitura, será possível monitorar o patrimônio público, escolas, hospitais, além de grandes avenidas da cidade. As câmeras serão interligadas ao Detecta, sistema de monitoramento das polícias Civil e Militar.

    Para chegar a 10 mil câmeras na cidade, a prefeitura vai abrir um chamamento público para que empresas e a cidadãos comuns cedam suas imagens.

    A ideia é que equipamentos voltados para vias públicas possam ser utilizados em tempo real pela polícia, através do Detecta. As imagens ficariam hospedadas na internet, possibilitando um acesso mais rápido.

    Segundo Doria, a prefeitura irá escolher quais imagens poderão ser utilizadas —perto delas haverá uma placa com a identificação do programa. Não serão permitidas câmeras internas, ou seja, voltadas para dentro de imóveis.

    Para as câmeras do Brás, a prefeitura recebeu doações de diversas empresas, como a Cyrella. A construtora é uma das proprietárias de uma área no centro que é reivindicada por ativistas para a implantação do parque Augusta.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024