• Cotidiano

    Monday, 06-May-2024 06:26:24 -03

    Rio de Janeiro

    Sistema da Polícia Civil do Rio pode sair do ar por falta de pagamento

    DO RIO

    01/04/2017 15h54

    O sistema de coleta e processamento de dados da Polícia Civil do Rio pode sair do ar a qualquer momento. Dados sobre suspeitos presos podem ficar inacessíveis por computador quando a empresa que presta esse serviço no Rio tirar o sistema do ar.

    É que a empresa Prol, que presta o serviço no Estado, teve contrato vencido no final de março e o governo até o momento ainda não renovou.

    Até a publicação desta reportagem, a página de registro de ocorrências on-line e o site institucional da corporação continuava no ar. Também corre risco de sair do ar o sistema do Detran, que registra as multas e todas as questões relativas ao trânsito de veículos no Estado.

    Reprodução
    Site da Polícia Civil do Rio de Janeiro que pode sair do ar
    Site da Polícia Civil do Rio de Janeiro que pode sair do ar

    É possível que as consultas da polícia, por exemplo, tenham que ser feitas de forma manual, o que na prática inviabilizaria a checagem de antecedentes criminais e processos judiciais.

    Procurada, a Polícia Civil confirmou o problema. "A chefia de Polícia Civil adotou providências internas com os diretores de departamentos e os respectivos gestores das unidades policiais com o objetivo de minimizar ao máximo as consequências da saída da empresa Prol, responsável pela terceirização dos serviços de gerenciamento da base de dados da instituição, visando impactar o menos possível para o cidadão fluminense", diz a corporação, em nota.

    Um policial de cada unidade ficará a cargo de fazer os registros de forma analógica por meio de planilha que serão encaminhados aos demais departamentos.

    A Polícia Civil é uma das instituições atingidas pela grave crise fiscal em que se encontra o Estado do Rio. Há dois meses que policiais mantêm uma greve, com atendimento somente de serviços essenciais.

    No fim do ano passado, o site institucional da Polícia Civil chegou a sair do ar por alguma vezes, justamente por falta de pagamento do fornecedor.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024