• Cotidiano

    Sunday, 28-Apr-2024 06:58:40 -03

    Maioria é contra Doria abandonar cargo para disputar eleições em 2018

    GIBA BERGAMIM Jr
    DE SÃO PAULO

    08/04/2017 18h00

    André Bueno - 30.mar.17/CMSP
    Prefeito João Doria na Câmara durante entrega do plano de metas de seu governo
    Prefeito João Doria na Câmara durante entrega do plano de metas de seu governo

    A maioria dos moradores de São Paulo rejeita a possibilidade de o prefeito João Doria (PSDB) deixar a prefeitura para ser candidato nas eleições a governador e presidente em 2018, revela o Datafolha.

    Para 55%, ele deve cumprir os quatro anos de mandato.

    Com aprovação em alta, Doria passou a ter seu nome lembrado como potencial nome do PSDB para as disputas do próximo ano, mesmo com seu padrinho político, o governador Geraldo Alckmin, e o presidente do partido, o senador Aécio Neves, à frente nessa fila para o Planalto.

    No entanto, apenas 13% dos moradores de SP acham que Doria deveria disputar o Palácio dos Bandeirantes e outros 14%, a Presidência. Na parcela dos que consideram a administração ótima ou boa, sobe para 24% os que defendem a candidatura à vaga de Michel Temer (PMDB).

    Datafolha Doria

    A maior parte dos entrevistados (40%) acredita que o tucano permanecerá em sua cadeira de prefeito até o final do mandato. Outros 30% acham que ele será o candidato à vaga de governador e 21% à Presidência.

    A pesquisa mostrou ainda que, caso Doria seja candidato à Presidência, 26% dizem que votariam nele com certeza. Outros 29% cogitam essa possibilidade, contra 42% que não o escolheriam para o cargo de jeito nenhum.

    A fatia dos que não votariam nele cai para 35% quando cogitada a hipótese de Doria concorrer ao governo estadual. Sobe para 32% os que o escolheriam com certeza para a vaga no Palácio dos Bandeirantes -31% disseram que talvez o escolhessem.

    As especulações sobre a candidatura de Doria crescem ao mesmo tempo em que se aguardam os próximos capítulos da Lava Jato, essa com potencial para atingir e enfraquecer Aécio e Alckmin.

    Para identificar o atual potencial de Alckmin, o Datafolha levantou sua popularidade entre os paulistanos. Segundo a pesquisa, 31% aprovam sua gestão, ante 36% que a consideram regular e 31% ruim ou péssima. Um encontro do partido em maio deve lançá-lo à Presidência. Seria uma estratégia para barrar a onda Doria. O prefeito deverá participar do ato.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024