• Cotidiano

    Tuesday, 07-May-2024 02:14:53 -03

    Jeanette Ferreira Da Costa (1942-2017)

    Mortes: Jeanette, rainha da gaita do Rio Grande do Sul

    THIAGO AMÂNCIO
    DE SÃO PAULO

    12/04/2017 00h00

    Reprodução
    Jeanette Ferreira Da Costa (1942-2017)
    Jeanette Ferreira Da Costa (1942-2017)

    Parecia que Jeanette Ferreira da Costa ganhava mais cem dedos em cada mão quando subia nos palcos. A desenvoltura com que dedilhava o teclado da gaita, como chamam no Rio Grande do Sul o instrumento que a fez famosa, lhe deu o título de "rainha do acordeom".

    Jeanette aprendeu a música cedo, em casa, na zona rural de Cruz Alta (RS) –sua mãe tocava sete instrumentos, contou em entrevistas.

    Mudou-se para a pequena cidade gaúcha ainda nova, para estudar, mas interrompeu o plano quando conheceu, aos 14, o cantor Gildo Freitas, grande nome da música tradicional gaúcha, que a levou para a estrada.

    Ficou famosa quando montou, com um companheiro, a dupla Nelson e Jeanette, em meados dos anos 1960, época em que ganhou as rádios gaúchas e fez apresentações no Brasil e em outros países. Gravou pelo menos 22 discos, diz a cunhada, Zuleica.

    Jeanette decidiu dissolver a dupla nos anos 1980, quando terminou o relacionamento com o companheiro. Depois, tentou carreira solo e participou de outros conjuntos, mas nunca voltou a fazer o mesmo sucesso.

    Há 12 anos, deixou a capital, Porto Alegre, onde morou por cerca de 40 anos, e voltou à cidade natal de Cruz Alta. Lá, chegou a dar aulas de acordeom e, com o avançar da idade e das dores nos braços, fez apresentações cada vez mais esporádicas.

    Internada havia nove dias por insuficiência respiratória, morreu na madrugada do último dia 4, aos 75. Deixa a cunhada e inúmeros fãs e jovens gaiteiros saudosos.

    -

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    Veja os anúncios de mortes

    Veja os anúncios de missas

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024