• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 01:54:42 -03

    Reparo de duto da Petrobras causa vazamento de gás na Grande SP

    DE SÃO PAULO

    18/04/2017 07h22 - Atualizado às 18h28

    Técnicos da Transpetro, subsidiária da Petrobras, trabalham na manhã desta terça-feira (18) para conter o vazamento de GLP (gás liquefeito de petróleo) no Jardim Utinga, em Santo André (Grande São Paulo). Não houve vítimas, mas nove pessoas tiveram que deixar suas casas.

    Durante o reparo de um duto de óleo diesel em um terreno na avenida Sapopemba, os técnicos acabaram perfurando o de gás, por volta da 1h. A área foi isolada e os bombeiros lançaram neblina d'água para isolar o efeito do GLP.

    Além do Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a equipe de contingência da Transpetro trabalham para dispersar o GLP –ainda está presente no ar. Apesar do leve odor, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) diz que fez o monitoramento no quarteirão e não detectou concentração de gases inflamáveis.

    Os técnicos da Transpetro estão no terreno desde as 17h30 desta segunda (17) para conter o vazamento de óleo diesel de um duto da companhia, que tinha sido alvo de furto. Os criminosos não foram identificados.

    Para garantir a segurança dos moradores e evitar o risco de explosões, a Eletropaulo chegou a interromper o fornecimento de energia elétrica em um perímetro de um quilômetro e meio nas imediações da avenida Sapopemba com a rua Luís Giuliane, mas por volta das 17h já havia sido restabelecida. Os nove moradores que haviam sido retirados do local também já foram liberados para voltar às suas casas.

    Segundo a Cetesb, o combustível atingiu o sistema de drenagem de águas pluviais e um afluente do córrego Oratório. No local, foram feitas barreiras de contenção.

    A Transpetro afirma que uma equipe de manutenção fazia trabalho de rapado de um duto de diesel, que havia sido detectado desvio de combustível, quando a máquina que fazia a escavação no local bateu numa válvula instalada num segundo duto, paralelo ao de diesel, provocando o vazamento de GLP.

    A empresa diz que ainda vai investigar se havia alguma ação de furto de combustível também no duto de GLP. A Transpetro disse ainda que os protocolos de segurança foram imediatamente acionados e o vazamento no duto contido e reafirma seu compromisso com a segurança das pessoas e de suas operações. O duto está sendo esvaziado por meio do bombeamento de água e, posteriormente, será reparado e fechado.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024