• Cotidiano

    Saturday, 27-Apr-2024 06:11:48 -03

    Motoristas de ônibus de SP prometem parar nesta terça das 14h às 17h

    REGIANE SOARES
    DO "AGORA"

    16/05/2017 02h00

    Artur Rodrigues/Folhapress
    Terminal Cidade Tiradentes, no extremo leste de São Paulo, neste domingo (15)

    A volta para casa deverá ser tumultuada nesta terça (16) devido à paralisação de motoristas e cobradores de ônibus da capital programada para a tarde. A paralisação foi confirmada pelo Sindicato dos Motoristas e Cobradores de São Paulo contra a proposta dos empresários de reajustar o salário dos trabalhadores em 3%.

    O protesto promete fechar os terminais de ônibus das 14h às 17h, e a previsão do sindicato é que 90% dos coletivos deixem de circular no horário em toda a cidade. No Terminal Parque Dom Pedro 2º (região central) está previsto um ato às 14h30 com a participação da direção do sindicato.

    Com a paralisação, o retorno à circulação normal dos coletivos deverá ser afetada, atrasando o retorno para casa. A recomendação é que os passageiros usem metrô ou trem ou, se possível, evitem sair durante a tarde.

    A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, sob a gestão João Doria (PSDB), disse que "está tomando providências" para impedir que a população seja prejudicada com a paralisação.

    A SPTrans, empresa responsável pelo transporte público municipal, afirmou em nota que conseguiu uma liminar junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região que obriga o sindicato a manter 90% do serviço operando durante o horário de pico e 70% nos demais horários, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

    A companhia informou ainda que solicitou apoio à Guarda Civil Metropolitana e à Polícia Militar para todos os terminais de ônibus da cidade e que segue acompanhando as negociações entre as empresas que operam o sistema e a categoria. "Trata-se de uma relação privada", diz.

    Nesta segunda-feira (15), afirma, "a prefeitura intermediou uma conversa entre as partes envolvidas na intenção de contribuir para o entendimento e evitar a paralisação que afeta a população paulistana".

    O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de São Paulo reivindica reajuste salarial de 9% (4% reposição da inflação mais 5% de ganho real), aumento do valor do vale-refeição de R$ 20,50 para R$ 25, participação nos lucros de R$ 2.000 e garantia do emprego do cobrador –Doria pretende acabar com a função nos ônibus da capital.

    O SPUrbanuss, sindicato que reúne os empresários do ramo de ônibus, afirmou que está em negociação com a categoria e que ofereceu reajuste de 3%, divididos em duas parcelas: uma retroativa a 1º de maio e a segunda em novembro. Também chamou a paralisação de movimento "precipitado e intempestivo".

    COBRADORES

    A nova paralisação ocorrerá pouco mais de 15 dias após o protesto que travou o sistema de transportes da cidade. O ato, porém, fez parte da greve geral em todo o país, organizada por sindicatos e movimentos sociais contrários às reformas da previdência e trabalhista.

    Com isso, este pode ser o primeiro ato em que a negociação caberá só à gestão de Doria. No ano passado, último ano da gestão Fernando Haddad (PT), também houve paralisações por reajustes.

    A relação com profissionais de transporte tem sido mais tensa desde que o tucano anunciou que pretende acabar com os cobradores, os quais atuam dentro dos coletivos que circulam nos grandes corredores –nos ônibus menores, que circulam no interior dos bairros, não há.

    Em entrevista à Folha publicada no último dia 10, Doria disse que deve fazer isso até o final de seu mandato. O prefeito, porém, promete que isso não vai gerar desemprego porque as empresas que atuam na cidade terão que acomodá-los em áreas administrativas ou treiná-los para serem motoristas.

    Há cerca de 19 mil cobradores e 33 mil motoristas que atuam nos aproximadamente 15 mil ônibus da cidade.

    O protesto desta terça (16) ocorre ainda em meio às discussões para a futura licitação dos transportes, emperrada desde 2014 após questionamentos do Tribunal de Contas e que definirá as novas viações que vão operar no município.

    A expectativa é que o novo sistema deve baratear os custos do sistema e conter o avanço dos gastos com subsídios (para bancar gratuidades não previstas em contrato), que devem ultrapassar os R$ 3 bilhões.

    OS CUSTOS DO SISTEMA (%)

    Agora

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024