• Cotidiano

    Saturday, 27-Apr-2024 12:04:18 -03

    Prefeitura de SP sanciona lei que prevê multa a quem urinar em vias públicas

    DE SÃO PAULO

    16/05/2017 13h10

    Reprodução/TV Folha
    Turistas urinam em frente à residência em SP durante a Copa do Mundo em 2014

    O prefeito em exercício de São Paulo, o vereador Milton Leite (DEM) sancionou nesta terça-feira (16), o Projeto de Lei 24/2017, que prevê a aplicação de multa para aqueles que forem flagrados urinando em vias ou ruas públicas.

    O valor da multa é de 500 reais, sendo que sua aplicação é destinada ao cidadão reincidente – o primeiro registro rende apenas uma advertência.

    De autoria do vereador Caio Miranda (PSB), a lei terá até 90 dias para ser regulamentada. De acordo com a Secretaria de Comunicação da prefeitura, as formas de fiscalização serão definidas dentro do prazo estipulado para a regulamentação.

    O projeto de lei foi aprovado em abril, com a premissa divulgada pela Câmara de São Paulo de que todo valor arrecadado seria destinado ao Fundo Municipal de Limpeza Urbana.

    "A ideia é dar um mecanismo para o poder público punir quem, por falta de educação e preguiça, urina na rua. O projeto vai ao encontro do Programa Cidade Linda e com iniciativas de diversas cidades, como Rio de Janeiro e Salvador para preservação do patrimônio público", disse o vereador Caio Miranda na ocasião.

    A "Lei do Xixi", como é conhecida, foi inspirada em uma medida semelhante adotada no Rio de Janeiro e que foi alvo de muita polêmica. Desde 2015, quem urinar ou defecar em via pública carioca paga multa de R$ 510.

    Os maiores críticos às leis do xixi na rua apontam a falta de banheiros públicos nas grandes cidades como fator que gera descrédito na aplicação da lei.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024