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    Multas de trânsito em São Paulo caem 13,4% em janeiro e fevereiro

    REGIANE SOARES
    DO "AGORA"

    17/05/2017 02h00

    Ronny Santos/Folhapress
    Queda foi puxada pela redução de infrações flagradas por radares eletrônicos da cidade
    Queda foi puxada pela redução de infrações flagradas por radares eletrônicos da cidade

    O total de multas de trânsito aplicadas na capital paulista nos dois primeiros meses deste ano caiu 13,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

    A queda foi puxada pela redução de infrações flagradas por radares eletrônicos. Por outro lado, marronzinhos têm dado mais "canetadas": flagraram 17,7% mais irregularidades em janeiro e fevereiro.

    Segundo dados do Painel Mobilidade Segura, da Prefeitura de São Paulo, 2.539.445 multas foram registradas no primeiro bimestre do ano passado, contra 2.199.457 neste ano (queda de 13,4%).

    Durante a campanha eleitoral, o prefeito João Doria (PSDB) disse em várias ocasiões que iria acabar com o que chamava de "indústria da multa". Também aumentou, em 25 de janeiro, as velocidades máximas das marginais Tietê e Pinheiros.

    Segundo o engenheiro civil Sérgio Ejzenberg, mestre em engenharia de transportes, uma das explicações para a redução das multas registradas pelos radares é o fato de a prefeitura ter feito uma readequação nos radares-pegadinha que eram campeões de multa, alertando os motoristas antecipadamente.

    "Isso fez com que muitos motoristas deixassem de ser multados", afirmou.

    Já o crescimento das infrações aplicadas pelos agentes da CET, segundo Ejzenberg, se deve ao aumento do número de marronzinhos nas ruas, principalmente nas marginais Pinheiros e Tietê.

    O diretor de relações intersindicais do Sindviários (sindicato dos agentes de trânsito do Estado), Alfredo Coletti, disse que não houve orientação da gestão Doria para aplicar mais multas, porém, no início do ano, a prefeitura realocou cerca de 80 marronzinhos para as marginais, para ampliar a fiscalização e o atendimento no trânsito.

    Para repor esses agentes, Coletti afirmou que outros 50 profissionais foram redistribuídos para locais com mais ocorrência de infração de trânsito. "Talvez esse seja o motivo do aumento do número de multas aplicadas pelos agentes da CET", afirmou Coletti.

    FAIXA DE ÔNIBUS

    As multas por invadir faixa ou corredor exclusivo de ônibus e por avançar o sinal vermelho foram as únicas que aumentaram nos dois primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados publicados no Painel Mobilidade Segura, da Prefeitura de São Paulo.

    Consideradas as multas registradas por radar e as manuais, aplicadas pelos agentes de trânsito, guarda-civil ou policial militar, as infrações por invadir a faixa ou corredor de ônibus subiram 16,35%, passando de 176 mil para 205 mil. Já as por avançar o sinal vermelho, subiram cerca de 5%, passando de 67 mil para 71 mil.

    Já as infrações registradas por excesso de velocidade em até 20% do limite da via caíram 23% no período, passando de 1,103 milhão, no ano passado, para 848 mil, neste ano.

    As multas por excesso de velocidade entre 20% e 50% e acima de 50% do limite da via também diminuíram. Já as multas pelo uso do celular ao volante também caíram neste ano em comparação ao ano passado, passando de 70 mil para 63 mil.

    COMPORTAMENTO

    A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, sob a gestão do prefeito João Doria (PSDB), não comentou o motivo pelo qual houve aumento de multas praticadas por marronzinhos.

    Afirmou que o comportamento dos motoristas precisa ser levado em consideração e é determinante para o cumprimento das regras de trânsito.
    De acordo com secretaria, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) iniciou um trabalho para melhorar a sinalização e o aviso ao motorista sobre as regras de trânsito. O objetivo, diz a nota, é reduzir o número de infrações, sem deixar de realizar fiscalização.

    A secretaria afirmou, também, que a atual gestão vem trabalhando para aumentar a segurança do trânsito, com ações de planejamento, sinalização e fiscalização das vias da cidade.

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