• Cotidiano

    Monday, 20-May-2024 14:42:15 -03

    Doria atribui piora no trânsito a otimismo na economia do Brasil

    ROGÉRIO PAGNAN
    DE SÃO PAULO

    20/05/2017 10h57

    Ronny Santos - 11.abr.2017/Folhapress
    Trânsito congestionado nas pistas central e local da Marginal Tietê, em abril
    Trânsito congestionado nas pistas central e local da Marginal Tietê, em abril

    O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou na manhã deste sábado (20) que a piora na fluidez do trânsito nas marginais no primeiro trimestre de 2017 se deve à melhora da economia do país, já que as pessoas voltaram, segundo ele, a utilizar seus carros.

    "Na verdade, aumentou o volume de veículos nas ruas", disse o prefeito durante uma ação de zeladoria na zona sul da capital, batizada de Cidade Linda.

    "As pessoas começaram a utilizar mais os seus automóveis, isso os dados da CET demonstraram. Tanto mais veículo nas ruas, um pouco mais de confiança na economia [por parte] de pessoas que não estavam usando seus carros durante a semana."

    "Em relação às marginais, também, isso reflete exatamente esse movimento [ampliação da quantidade de carros]. Agora, talvez, em função dessa crise política que gera um certo alerta, pode ser que isso iniba um pouco o fluxo daquelas pessoas que têm automóvel, mas, por economia de combustível não estavam usando."

    Conforme a Folha mostrou nesta semana, o congestionamento das marginais aumentou em até 75% nos horários de pico —caso da Marginal Tietê, pela manhã—, em comparação ao primeiro trimestre do ano passado.

    Os mesmos dados da CET, órgão ligado à prefeitura, mostram que, por outro lado, houve uma diminuição de congestionamento na área central no mesmo período, em até 36% no período da tarde, ante igual trimestre de 2016.

    Doria não soube explicar esse ponto em sua tese. "Estranhei o fato de que nas áreas centrais possa ter havido uma melhora", se limitou a dizer.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024