• Cotidiano

    Friday, 19-Apr-2024 19:45:13 -03

    Doria pede autorização da Justiça para internar à força dependentes de drogas

    LEANDRO MACHADO
    ARTUR RODRIGUES
    PAULO GOMES
    MARIANA ZYLBERKAN
    DE SÃO PAULO

    24/05/2017 13h37 - Atualizado às 23h47

    Após a intervenção de prefeitura e Estado na cracolândia, a gestão João Doria (PSDB) pediu à Justiça autorização para internar dependentes químicos à força.

    Segundo Anderson Pomini, secretário de Negócios Jurídicos, a autorização daria poder à prefeitura de internar um viciado em drogas contra a sua vontade, desde que ele passasse por uma equipe de médicos e psicólogos. O pedido foi feito na terça (23), e a Justiça irá analisá-lo após avaliar a manifestação formal do Ministério Público, prevista para esta quinta (25).

    "É o pedido mais esdrúxulo que eu já vi em toda a minha carreira. Promove uma caçada humana", disse o promotor Arthur Pinto Filho. Até hoje, a possibilidade de internar alguém compulsoriamente é avaliada individualmente pela Justiça. Se a solicitação de Doria for aceita, a equipe médica da prefeitura terá carta branca para decidir as internações.

    Segundo Pomini, a prefeitura pediu ainda para ter poder de retirar usuários da cracolândia e mandá-los para avaliação médica contra sua vontade. A retirada poderia ser auxiliada pela polícia. Doria havia publicado em rede social que "usuários que desejarem serão tratados".

    Segundo Pomini, a utilização da força seria a "última alternativa" para casos graves de dependência. A prefeitura não respondeu onde essas pessoas seriam internadas.

    O governo Geraldo Alckmin (PSDB), parceiro de Doria na operação da cracolândia, afirmou que não vai mudar a estratégia de convencer os usuários a entrar no tratamento por vontade própria. O programa estadual de reabilitação, Recomeço, só faz internações à força com mandados judiciais acordados também com a Promotoria.

    "O Recomeço tem quatro anos e meio, internamos 13 mil pessoas. Só 28 foram compulsórios, com ponto de vista psiquiatra, aval do Ministério Público e da Defensoria. Não há nenhuma possibilidade do Recomeço sair desse rumo, que é traçado cientificamente", disse David Uip, secretário de Saúde de Alckmin. No entanto, ele citou que o governo poderia disponibilizar leitos para internações.

    Cracolândia - Operação policial - Fluxo - Onde fica - Perfil dos usuários

    CÓDIGO DE ÉTICA

    O Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) diz que o médico que realizar o tipo de internação compulsória planejada por Doria pode responder a procedimento no órgão.

    O conselho diz que isso fere dois artigos do Código de Ética Médica. Um diz que é proibido "deixar de obter consentimento do paciente ou de seu representante legal". Outro veta "deixar de garantir ao paciente o exercício do direito de decidir livremente sobre sua pessoa ou seu bem-estar, bem como exercer sua autoridade para limitá-lo".

    Para o psiquiatra da Escola Paulista de Medicina Dartiu Xavier, que trata dependentes químicos há 28 anos, a intenção da prefeitura é uma "loucura do ponto de vista médico, para não falar na afronta aos direitos humanos".

    O médico diz que 75% dos usuários de crack não são viciados e, dentre os que são, só 1% está psicótico, sem noção da realidade. Apenas nesses casos é recomendada a internação compulsória.

    Segundo Xavier, a forma mais eficaz de tratamento são modelos ambulatoriais como Centros de Atenção Psicossocial. "A dependência não é indicação de internação compulsória, que é uma ação médica excepcional, nunca uma política de saúde", afirmou.

    Ana Cecília Marques, coordenadora do conselho consultivo da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas, diz que esse tipo de intervenção só serve para casos em que há alta vulnerabilidade, risco de morte e dificuldade de decisão da própria vida. "Sou totalmente a favor, mas para esses casos, que são a minoria da minoria." Marques não vê problema sobre a decisão caber só ao agente de saúde da prefeitura. "Acho que é até melhor não ser um juiz quem define."

    Davi Quintanilha, do núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública, diz que foi feito um pedido genérico de busca e apreensão de pessoas para realizar internações forçadas. "É totalmente ilegal. Tem que diferenciar emergência médica de internação."

    Reprodução/GloboNews
    Alckmin deixa a região da cracolândia às pressas após protesto interromper anúncio de medidas
    Alckmin deixa a região da cracolândia às pressas após protesto interromper anúncio de medidas
    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024