• Cotidiano

    Monday, 29-Apr-2024 13:20:48 -03

    José Mauro Ceratti Lopes (1956-2017)

    Mortes: Disseminou a medicina da família no Brasil

    THIAGO AMÂNCIO
    DE SÃO PAULO

    11/06/2017 00h00

    Por 36 anos o médico José Mauro Ceratti Lopes trabalhou na mesma unidade de saúde de Porto Alegre —chegou a tratar até três gerações de uma mesma família. E havia quase três décadas também vivia no mesmo bairro.

    Foi com essa proximidade com a comunidade local que Zé Mauro, como era conhecido, tornou-se um dos mais renomados especialistas e disseminadores da medicina da família no Brasil.

    É um dos autores do "Tratado de Medicina da Família e Comunidade", o primeiro da especialidade no país, com o qual ganhou o prêmio Jabuti em 2013 na categoria Ciências da Saúde. Implantou uma série de cursos e residências na área e era representante brasileiro na Euract, academia europeia de formadores nesta especialização médica.

    Certa vez, conta a filha Bruna, uma paciente, já idosa e católica devota, entrou em seu consultório em prantos porque um padre teria dito que ela não iria mais para o céu depois que sua filha se converteu ao espiritismo.
    Zé Mauro só conseguiu acalmá-la depois de escrever, assinar e carimbar o seguinte receituário médico: "Atesto que a senhora tem seu lugar garantido no céu."

    Sempre cheio de projetos, segundo a filha, planejava a segunda edição do tratado de medicina da família, pensava em fazer doutorado e até cogitava morar em Portugal, no futuro, onde recebeu propostas de trabalho.

    Mas teve o projeto interrompido quando, na última quarta (7), não resistiu a um câncer e morreu, aos 61, após uma parada respiratória. Deixa a mulher, Vivianni, duas filhas, Bruna e Paula, e sobrinhos.

    Arquivo Pessoal
    José Mauro Ceratti Lopes (1956-2017)
    José Mauro Ceratti Lopes (1956-2017)

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    Veja os anúncios de mortes

    Veja os anúncios de missas

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024