• Cotidiano

    Monday, 29-Apr-2024 04:36:02 -03

    Conselho municipal tomba parque do Povo e prédios da Santa Casa em SP

    DE SÃO PAULO

    12/06/2017 17h40 - Atualizado às 19h51

    Daniel Guimarães - 03. abr.14/Folhapress
    Prédio principal da Santa Casa de São Paulo; complexo foi tombado por conselho municial
    Prédio principal da Santa Casa de São Paulo; complexo foi tombado por conselho municipal

    O Conpresp, órgão responsável pela preservação do patrimônio municipal, decidiu tombar o complexo de prédios da Santa Casa, o parque Mário Pimenta Camargo, conhecido como parque do Povo, e o conjunto das antigas instalações da Oban (Operação Bandeirantes) e do DOI-Codi.

    Os três ícones da arquitetura, da história e da cultura paulistana já eram tombados pelo Condephaat (órgão estadual do patrimônio) e tiveram o novo tombamento publicado no "Diário Oficial" do último sábado (10).

    No caso da Santa Casa, localizada na região da Vila Buarque (centro), as instalações tombadas foram separadas em dois grupos, um com preservação integral das edificações, que inclui parte da construção original que margeia o jardim interno, e outro com preservação das fachadas, como o muro que delimita todo o complexo.

    Já as antigas instalações da Oban e do DOI-Codi incluem imóveis localizados entre as ruas Tutóia, Tomás Carvalhal e Coronel Paulino Carlos, no Paraíso (zona sul). Entre eles, o do setor de inteligência do DOI-Codi, o do 36º DP, o pátio no setor central do conjunto, o prédio de alojamento e as guaritas.

    Apu Gomes - 13.fev.14/Folhapress
    Crianças brincam no parque do Povo em domingo de sol; local também foi tombado pelo Conpresp
    Crianças brincam no parque do Povo em domingo de sol; local também foi tombado pelo Conpresp

    A publicação aponta a importância "da identificação e divulgação pública das estruturas, locais, instituições e as circunstâncias relacionados à prática de violações de direitos humanos, suas eventuais ramificações nos diversos aparelhos estatais e na sociedade". As instalações na zona sul foram usadas para prender e torturar opositores da ditadura.

    Com o tombamento, qualquer intervenção nos três locais deverá ser previamente analisada e aprovada pelo DPH (Departamento do Patrimônio Histórico) e pelo Conpresp.

    No parque do Povo, até a poda de árvore deverá ser precedida de autorização do conselho. A Secretaria de Cultura afirma, no entanto, que vai estabelecer um protocolo para casos de manutenção corriqueiros e "apenas mudanças significativas deverão ser analisadas e aprovadas pelo conselho". As atividades esportivas e culturais do local serão mantidas normalmente.

    O parque, localizado no Itaim Bibi (zona oeste), está na lista do prefeito João Doria (PSDB) entre os que devem ser entregues à iniciativa privada.

    Há duas semanas, a prefeitura já tinha tombado também, por meio do Conpresp, o cemitério da Consolação e a praça Dom José Gaspar, da Biblioteca Mário de Andrade, ambos localizados no centro da cidade.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024