• Cotidiano

    Sunday, 19-May-2024 10:48:34 -03

    Celso Scazufka Ribeiro (1961-2017)

    Mortes: Médico e mergulhador, comandou a saúde em São Paulo

    THIAGO AMÂNCIO
    DE SÃO PAULO

    16/06/2017 00h00

    Foi na gestão da saúde pública que Celso Scazufka Ribeiro uniu duas de suas paixões: a medicina e a possibilidade de ajudar os outros –não negava auxílio, conselho, consulta de graça (quando precisavam) ou até dinheiro emprestado (quando podia).

    Em Santos, no litoral paulista, onde Celso foi criado, conhecera outros três fascínios: a própria cidade, o time de futebol da Vila Belmiro e o mergulho –viajou boa parte da costa brasileira para ver de perto a vida submarina.

    Mudou-se para a capital aos 16, para tentar seguir a profissão dos pais: ser médico. Já se envolvia com política e gestão na Faculdade de Medicina da USP, onde estudou e foi presidente do centro acadêmico da medicina.

    Clínico por especialização, ocupou cargos de direção em hospitais públicos. Foi diretor do pronto-socorro do Hospital das Clínicas e coordenador do programa de assistência domiciliar do Hospital Universitário da USP.

    Tinha orgulho especial da sua passagem pela Secretaria Municipal da Saúde, na gestão Marta Suplicy (PT), quando foi chefe de gabinete e chegou a comandar a pasta de forma interina em 2004.

    "Foi um desafio grande", diz o filho, Victor, "porque na época a prefeitura estava assumindo para si a gestão de várias unidades estaduais de saúde".

    Pensava em deixar o stress da vida paulistana e trabalhar em algum lugar como Fernando de Noronha, onde poderia se dedicar ao mergulho.

    Mas não teve tempo. Na última segunda-feira (12), sofreu uma embolia pulmonar, apesar da boa saúde, e morreu, aos 56, deixando os pais, o filho, Victor, e dois irmãos.

    Aquivo pessoal
    Celso Scazufka Ribeiro (1961-2017)
    Celso Scazufka Ribeiro (1961-2017)

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    Veja os anúncios de mortes

    Veja os anúncios de missas

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024