• Cotidiano

    Monday, 29-Apr-2024 13:34:27 -03

    Paulo Gaudêncio (1934-2017)

    Mortes: O médico que não receitava remédios

    THIAGO AMÂNCIO
    DE SÃO PAULO

    21/06/2017 00h00

    Sergio Tomisaki/Folhapress
    O psiquiatra Paulo Gaudêncio. [FSP-Empregos-24.11.96]*** NÃO UTILIZAR SEM ANTES CHECAR CRÉDITO E LEGENDA***
    Paulo Gaudêncio (1934-2017)

    Quem procurava tratamento com o psiquiatra Paulo Gaudêncio deveria se preparar para métodos menos ortodoxos. Apesar da formação em medicina, remédio, por exemplo, era a última opção. Muito antes vinham a psicanálise e psicoterapias, como o psicodrama (uso da representação dramática para tratamento).

    De pai marceneiro e mãe professora de escola primária, Paulo teve uma infância pobre no Brás, conta Álvaro, seu filho. Entrou na Faculdade de Medicina da USP na segunda tentativa e no terceiro ano de universidade já dava aulas de psicologia na PUC.

    Com uma série de incursões na mídia (foi curador e apresentador de um programa voltado para jovens na TV Cultura nos anos 1960, do qual foi demitido por falar abertamente de sexo, além de colunista da revista "Nova" por décadas), fez amizade com artistas e intelectuais.

    Era próximo de Vinícius de Moraes, por exemplo, segundo seu filho –violonista amador, tinha as composições do poeta entre suas preferidas.

    "No tempo da ditadura, o pessoal que tinha problema com os militares o procurava não só como um psiquiatra mas também como um amigo solidário", conta o jornalista José Hamilton Ribeiro, que também foi seu paciente.

    Escreveu mais de dez livros, cujos temas iam de liderança às relações humanas, e chegou a trabalhar com terapia em grupo no Corinthians.

    Morreu no último dia 15, aos 83, por insuficiência respiratória. Deixa a mulher, Cristina, cinco filhos, uma enteada e seis netos. A missa de sétimo dia acontece nesta quarta (21), às 11h, na igreja S. José do Jd. Europa, em SP.

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    Veja os anúncios de mortes

    Veja os anúncios de missas

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024