• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 19:56:00 -03

    Gestão Doria pode obrigar motorista de aplicativos a usar roupa social

    WILLIAM CARDOSO
    DO "AGORA"

    07/07/2017 02h00

    Os motoristas de aplicativos de celular como o Uber e Cabify podem ter que tomar cuidado com a roupa, higiene pessoal e até o perfume que usam no serviço. A Prefeitura de São Paulo pretende publicar até amanhã, no "Diário Oficial" da Cidade, uma lista com uma série de requisitos para o condutor, a exemplo do que já acontece com os taxistas na capital.

    As novas regras deverão vetar o uso de bermudas e chinelos, por exemplo. O motorista será obrigado a usar roupa social ou traje esporte fino, a exemplo do que já acontece com taxistas.

    Pelas novas regras, os carros não poderão ter mais do que cinco anos de uso e deverão, obrigatoriamente, trazer placas da capital. Hoje, muitos condutores alugam e dirigem veículos de locadoras, que são emplacados em outros estados. As normas estão em discussão e podem mudar.

    Autor de um projeto de lei que regulamenta a atividade dos motoristas de aplicativo, Adilson Amadeu (PTB), vereador ligado aos taxistas, afirmou que o prefeito João Doria (PSDB) é favorável às regras e que 95% das sugestões devem virar norma.

    "Temos que fazer uma dosagem, buscar o equilíbrio. Tem 38 mil taxistas, não dá para colocar 80 mil motoristas de aplicativos na cidade", afirmou. "Tem gente que dirige de bermuda e chinelo. É preciso ter respeito pelas pessoas que estão servindo."

    Para a Uber, o transporte por aplicativos é um marco e "qualquer tentativa de tornar a inovação menos eficiente pode ter como único resultado a inviabilidade de um sistema que hoje serve às pessoas e à cidade".

    Gerente-geral do Cabify na capital, Claudio Azevêdo diz que a empresa já adota padrões em relação ao vestuário e comportamento dos motoristas, além de idade máxima de cinco anos.

    Sobre a placa de São Paulo, é contra. "Isso desconsidera cidades vizinhas, coladas à capital. Imagine o motorista que é de Santo André e precisa deixar o passageiro na avenida Paulista? Pela regra, ele não poderia levar outra pessoa de volta para Santo André", diz.

    Zanone Fraissat/Folhapress
    Consulta pública para a contratação de empresas de transporte por aplicativo começa nesta quinta (18)
    Passageiro checa aplicativo de transporte no celular
    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024