• Cotidiano

    Sunday, 05-May-2024 02:04:29 -03

    Neve atinge ao menos cinco cidades gaúchas nesta segunda-feira

    DE SÃO PAULO

    17/07/2017 10h37 - Atualizado às 16h19

    James Tavares/Secom
    Pessoas se aglomeram próximas a termômetro em São Joaquim; a mínima registrada foi de 3ºC
    Pessoas se aglomeram próximas a termômetro em São Joaquim; a mínima registrada foi de 3ºC

    A neve deu as caras em, ao menos, cinco cidades gaúchas nesta segunda-feira (17). Os registros são da Somar Meteorologia, que colhe informações sobre o clima a partir de testemunhos da população.

    Segundo o órgão, nevou em Caxias do Sul, Canela, Gramado, Pinheiro Machado e Palmeira das Missões. Em outros oito municípios, houve ocorrência de chuva congelada –o fenômeno que geralmente antecede a ocorrência de neve.

    O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), órgão oficial que mede as temperaturas no país, ainda não confirma a queda de neve nessas localidades.

    A neve vista por muita gente na porção sul do país ocorreu pela presença de uma massa polar que entrou no país neste final de semana e derrubou as temperaturas não apenas no Sul. A friagem se espalhou pelo Sudeste, Centro-Oeste e até em parte do Norte.

    neve

    Segundo os centros de meteorologia, a friaca deve persistir ao longo de toda essa semana na maior parte do país.

    Em junho, cidades catarinenses como Urupema, São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra e Irani registraram neve.

    PAULISTANO AGASALHADO

    Após um fim de semana ensolarado, o paulistano também vai enfrentar uma nova onda de frio nesta semana, com temperatura mínima na casa de 8°C.

    Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nesta segunda-feira (17), a temperatura mínima na capital paulista por volta das 6h era de 14,2ºC. Esse índice deve cair mais nesta terça (18), alcançando 8°C.

    A friaca em solo paulistano, segundo o Inmet, deve persistir até a próxima quinta-feira (20). A partir de sexta (21), a temperatura máxima prevista será de 23°C.

    De acordo com o instituto, a queda das temperaturas na capital paulista não trará chuva para a cidade. Um bolsão de ar seco que ainda paira sobre a região impede a formação de nuvens. Haverá apenas chuviscos isolados mais na porção leste do Estado de São Paulo.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024