• Cotidiano

    Saturday, 27-Apr-2024 18:58:03 -03

    João Roberto Costa Junior (1959-2017)

    Mortes: Joãozinho da Vila, ícone cultural de Brasília

    THIAGO AMÂNCIO
    DE SÃO PAULO

    18/07/2017 00h00

    Reprodução/Facebook/Joãozinho Da Vila Planalto
    João Roberto Costa Junior (1959-2017)
    João Roberto Costa Junior (1959-2017)

    Foi nas ruas e vielas da Vila Planalto, bairro operário de Brasília entre a Esplanada dos Ministérios e o Palácio da Alvorada, que João Roberto Costa Jr. se encontrou -tanto que passou a ser chamado de Joãozinho da Vila.

    E para lá direcionou sua experiência de décadas como agitador cultural: fez filme sobre os primeiros moradores, organizou festivais e viradas culturais e até criou um bloco de Carnaval, o Vilões da Vila.

    Mas antes de chegar lá, no começo dos anos 2000, já tinha feito muito por Brasília.

    Caçula de 11 irmãos e nascido em Alfenas (MG), mudou-se com a família aos oito para a capital federal e acompanhou de perto a efervescência de cultura das primeiras décadas da cidade nova. "Ele estava em todas. Fez teatro, produzia shows, era amigo das bandas e dos poetas dos anos 1970 e 1980, como o Renato Russo", conta a irmã Cristina.

    Em "O Último Rango", espetáculo tropicalista de Jota Pingo, Joãozinho protagonizou um dos episódios mais memoráveis. Disparou, do palco, um extintor, atingindo a todos. "Era uma festa. Ensaiava uma coisa e apresentava outra", diz a irmã.

    Apaixonado por Carnaval, desfilava no Pacotão, tradicional bloco de Brasília, e tocava cuíca na Acadêmicos da Asa Norte. Mais recentemente, se aventurava na literatura e lançou livros de poemas.

    Sempre gostou de andar de moto, conta Cristina, e passou o interesse ao filho e neto. Estava sobre duas rodas no último dia 3 quando sofreu um acidente e morreu, aos 57 anos, deixando três filhos, André, Marina e Lígia, e netos.

    Um cortejo foi feito na Vila Planalto em sua homenagem.

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    Veja os anúncios de mortes

    Veja os anúncios de missas

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024