• Cotidiano

    Saturday, 04-May-2024 02:35:20 -03

    Mau tempo suspende balsa no litoral de SP; em Santos, ressaca fecha via

    DE SÃO PAULO

    18/07/2017 13h28 - Atualizado às 14h21

    Divulgação
    Mau tempo paralisa circulação de balsas entre Ilhabela e São Sebastião
    Mau tempo paralisa circulação de balsas entre Ilhabela e São Sebastião nesta terça (18)

    O mau tempo ocasionado pela chegada de uma forte frente fria no Estado de São Paulo suspendeu, nesta terça-feira (18), a movimentação de balsas entre as cidades de Ilhabela e São Sebastião, ambas no litoral norte paulista.

    O meio de transporte é o único que faz a ligação entre as duas cidades —o trajeto tem 2,4 quilômetros de extensão.

    A paralisação do transporte pode afetar a movimentação de 5.000 pedestres e de 4.000 veículos (entre carros e caminhões) que usam diariamente o serviço.

    De acordo com a Dersa (estatal paulista de obras rodoviárias), o transporte foi interrompido desde às 3h50 desta terça por questões de segurança. Não há previsão de retorno.

    Os ventos fortes e o mar revolto impossibilitaram a circulação das balsas pelo mar. Sempre que os ventos ultrapassam a velocidade de 46 km/h, o serviço é paralisado. A última medição nesta madrugada, feita pela Defesa Civil, detectou que os ventos da região atingiram uma velocidade de 63 km/h.

    Um plano de emergência foi criado entre as prefeituras, Defesa Civil e Dersa para atender as pessoas afetadas. Caso a paralisação persista, a população ilhada será levada para abrigos, onde terão alimentação e serviços de transporte.

    As balsas também transportam diariamente 500 motociclistas e 580 ciclistas entre as duas cidades. Os carros pagam R$ 18,50 pelo serviço e as motocicletas, R$ 9,20, nos dias úteis.

    As balsas já tinham parado de circular por pouco mais de uma hora nesta segunda (17), também em razão das péssimas condições do tempo. Uma longa fila de veículos se formou no lado de Ilhabela.

    BAIXADA SANTISTA

    Em Santos, o canal do porto foi fechado por volta das 8h e o tráfego de navios está interrompido desde então.

    A ressaca da maré forçou a prefeitura a fechar desde as 11h30 desta terça a avenida Bartolomeu de Gusmão, no sentido Ponta da Praia, entre a Avenida Coronel Joaquim Montenegro e a rua Carlos de Campos.

    Na zona noroeste da cidade, há ruas parcialmente alagadas, mas sem interdição por enquanto.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024