• Cotidiano

    Tuesday, 07-May-2024 03:36:36 -03

    Obras e testes mudam funcionamento de linhas do Metrô e da CPTM hoje

    DE SÃO PAULO

    23/07/2017 00h30 - Atualizado às 06h29

    Os passageiros que utilizam os trens do Metrô e da CPTM em São Paulo e Grande São Paulo devem ficar atentos e se programar devido às mudanças na operação das linhas neste domingo (23) por obras e serviços diversos de manutenção.

    No metrô, as estações Luz e República da linha 4-Amarela ficam fechadas o dia todo devido às obras da futura estação Higienópolis-Mackenzie. A circulação entre as estações Paulista e Butantã ocorre normalmente, assim como a operação das estações República, na linha 3-Vermelha, e Luz, na linha 1-Azul. Os passageiros devem utilizar as outras estações de transferência do sistema para realizar seus trajetos.

    Outras duas linhas também operam com alterações durante parte do domingo devido a testes do novo sistema de controle dos trens. Na linha 5-Lilás, todas as estações ficam fechadas das 4h40 às 12h. Já na linha 15-Prata, o fechamento das duas únicas estações (Vila Prudente e Oratório) vai das 4h40 às 16h.

    Nessas duas linhas os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema Paese, que vão circular entre as estações durante o período de testes. Já as linhas de ônibus intermunicipais que operam próximas às estações Capão Redondo e Campo Limpo serão remanejadas para a estação Santo Amaro (todas da linha 5-Lilás) durante o período de testes.

    CPTM
    As seis linhas da CPTM também funcionam com alterações neste domingo por conta de obras. As intervenções resultam em trens que não param em determinadas estações e maior tempo de espera.

    Nas linha 7-Rubi, o intervalo entre os trens será de 15 minutos entre as estações Luz e Francisco Morato, por conta de obras no sistema de sinalização na região da estação Franco da Rocha. Já na extensão da via, que vai até Jundiaí, o tempo médio de espera será de 35 minutos devido a intervenções nos sistemas de rede aérea e via permanente.

    Na linha 8-Diamante, o intervalo médio entre os trens será de 20 minutos entre as estações Barueri e Itapevi durante toda a operação comercial (das 4h até meia-noite). O motivo são os trabalhos no sistema de rede aérea entre as estações Sagrado Coração e Itapevi.

    O intervalo médio entre os trens da linha 9-Esmeralda deve ser de 15 minutos em toda a linha, das 8h às 20h, por conta de intervenções na região da estação Santo Amaro.

    Os trens da linha 10-Turquesa vão operar com intervalo médio de 20 minutos entre as estações Mauá e Rio Grande da Serra das 7h às 18h devido a serviços na rede aérea.

    Já a linha 11-Coral terá o tráfego interrompido entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera por trabalhos nos equipamentos de via permanente. Os passageiros devem utilizar a linha 3-Vermelha do Metrô, com transferência gratuita o dia todo. O intervalo médio deve ser de 18 minutos entre as estações Luz e Tatuapé e de 15 minutos entre as estações Corinthians-Itaquera e Estudantes. Quem seguir para a estação Estudantes não vai precisar fazer transferência em Guaianases.

    Quem utilizar a linha 12-Safira deve esperar em média 25 minutos entre os trens por causa das obras da futura linha 13-Jade, entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024