• Cotidiano

    Sunday, 19-May-2024 21:33:24 -03

    CET quer PPP de modernização dos semáforos em São Paulo para 2018

    DE SÃO PAULO

    26/07/2017 15h52
    Erramos: esse conteúdo foi alterado

    Bruno Santos - 21.mar.2017/Folhapress
    Semáforo de trânsito não operante na esquina da rua João Teodoro com a avenida Valtier em São Paulo
    Semáforo de trânsito não operante na esquina da rua João Teodoro com a avenida Valtier em São Paulo

    A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo), vinculado à gestão João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (26) a intenção de criar uma PPP (parceria público-privada) de investimento na rede semafórico da cidade a partir do próximo ano.

    "Nós queremos colocar o edital da PPP no ano que vem", anunciou o presidente da CET João Octaviano Neto.

    A ideia é modernizar os cerca de 6,5 mil cruzamentos semaforizados da cidade que desde o início do ano deixaram o trânsito da capital paulista mais caótico com constantes falhas e apagões.

    A cidade ficou mais de seis meses sem um contrato de manutenção de sua rede de sinais. O último contrato acabou em dezembro de 2016 e a atual gestão só conseguiu assinar os contratos com as novas prestadoras de serviço na última semana, após um novo processo de licitação. Até o meio de março, a CET havia divulgado que a cidade tinha passado por mais de 5.700 falhas nos dispositivos de sinalização. De março até julho, a situação se agravou e a CET não informa mais o número de falhas.

    Segundo o presidente da CET, o futuro edital de PPP tem como meta fazer com que a cidade tenha entre 80% e 85% dos semáforos com tecnologia para serem programados remotamente pelos computadores da companhia. Atualmente 10% dos semáforos da cidade atendem a este requisito, segundo Octaviano. Com controle do sistema feito eletronicamente, a companhia teria mais capacidade de variar os ciclos dos semáforos, de acordo com o trânsito local.

    O executivo diz ainda que o ideal é os semáforos tenham também a possibilidade de, em caso de queda de energia, serem religados eletronicamente.

    A gestão Doria ainda estuda quais seriam as contrapartidas que o setor privado poderia obter para fazer a modernização dos semáforos. Uma das possibilidades é de que as empresas possam explorar comercialmente a rede de dutos que interligariam os semáforos e estações de controle.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024