• Cotidiano

    Saturday, 27-Apr-2024 18:32:18 -03

    Rio de Janeiro

    Protesto de taxistas no Rio tem barricada e problemas no trânsito

    DO UOL, NO RIO
    DE SÃO PAULO

    27/07/2017 06h17 - Atualizado às 17h46

    Reprodução/GloboNews
    Taxistas e policiais entram em confronto no Rio
    Taxistas e policiais entram em confronto no Rio

    Um protesto de taxistas em frente ao prédio da Prefeitura do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (27), terminou em confronto entre manifestantes e policiais militares. O ato seguia sem registro de confusão até 11h15, quando o tumulto começou e rapidamente se intensificou.

    Os motoristas lançaram garrafas, morteiros e outros objetos em direção aos PMs, que responderam com bombas de gás lacrimogêneo e disparos de bala de borracha.

    O ato –convocado em repúdio aos aplicativos de transporte de passageiros, tais como Uber e Cabify– começou durante a madrugada e, por volta das 8h, motoristas saíram em carreata com destino ao prédio da administração municipal, no centro da capital.

    Os manifestantes se locomoveram por diversos pontos da cidade, o que provocou problemas no trânsito em alguns pontos.

    Por volta das 5h30, um grupo fez uma barricada de fogo nos arredores do aeroporto Santos Dumont, na região central. O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou uma equipe ao local para apagar as chamas. O acesso ao terminal aeroviário chegou a ser interrompido, de acordo com o COR (Centro de Operações do Rio). A situação foi normalizada às 6h05.

    Um segundo foco de incêndio foi registrado na rua Equador, na zona portuária, às 5h58, segundo informou o órgão de monitoramento da Prefeitura do Rio. Uma faixa da via foi bloqueada para facilitar o trabalho dos bombeiros.

    Os grupos de taxistas manifestantes se concentraram em bairros das zonas norte, oeste e sul da cidade. Eles formaram filas de veículos na orla de Copacabana, na avenida Atlântica (zona sul), e nas avenidas Maracanã e Brasil (zona norte).

    Conforme havia sido combinado em reunião com a prefeitura, os trabalhadores não fecharam as ruas com objetivo de provocar o caos no trânsito da capital. O governo informou que, em caso de bloqueios, aplicaria multas de R$ 5.000 aos infratores.

    Reprodução/TV Globo
    Fogo nas ruas do Rio de Janeiro em rua próxima ao aeroporto Santos Dumont, durante protesto de taxistas
    Fogo nas ruas do Rio em rua próxima ao aeroporto Santos Dumont, durante protesto de taxistas

    Durante a tarde, após a manifestação, o prefeito Marcelo Crivella (PRB) afirmou lamentar os episódios de violência e os transtornos na cidade. Observou, por outro lado, que os taxistas têm sido prejudicados com a redução do número de passageiros.

    "Lamento profundamente que essa manifestação tenha causado transtornos na nossa cidade e aos nossos munícipes. Agora, de outra forma a gente compreende que é uma expressão de revolta, tristeza e frustração de uma categoria que realmente está sofrendo com a falta de recursos já há algum tempo. E a prefeitura tem feito o que pode fazer."

    O ato foi organizado pelo Sindicato dos Taxistas Autônomos do Município do Rio de Janeiro. A categoria reivindica a regulamentação do transporte com carros particulares. O funcionamento do Uber na cidade está sob análise da Justiça.

    Os taxistas pedem a fiscalização dos aplicativos de transporte de passageiros, principalmente em estacionamentos irregulares situados perto de shoppings, aeroportos, eventos, shows e da Rodoviária Novo Rio, no Santo Cristo (zona portuária). Eles também querem o descredenciamento do Easy Taxi e do 99, que, segundo o sindicato, operam na mesma plataforma que os aplicativos de carro particular.

    TRÂNSITO

    Por volta das 8h20, o grupo de taxistas que havia se concentrado na orla de Copacabana estava em deslocamento pelo Aterro do Flamengo, zona sul, sentido centro da cidade. A via foi parcialmente bloqueada pelos controladores de tráfego da CET-Rio.

    Os motoristas podiam optar por rotas alternativas, como o túnel Santa Bárbara. Na avenida Presidente Vargas, uma das principais do centro da cidade, interdições "intermitentes", segundo o Centro de Operações, ocorriam até 8h10. Houve ainda retenções no sentido Candelária, na altura do prédio da Prefeitura do Rio –conhecido como Piranhão–, local de destino dos manifestantes.

    Já pela Linha Vermelha, os taxistas se deslocavam no sentido centro, na altura da Linha Amarela, provocando retenções na via expressa. O tráfego era lento desde a rodovia Washington Luiz, até a estrada do Galeão. A Linha Vermelha é o principal acesso de ligação entre a Baixada Fluminense e o Aeroporto Internacional Tom Jobim com o centro e a zona sul do Rio. Na manhã desta quinta, na avenida Brasil, havia pontos de congestionamento no trecho entre Irajá e Penha, zona norte.

    PREFEITURA

    A prefeitura diz que estuda formas de regulamentar os serviços de transporte por táxi e carros particulares que utilizam aplicativos para smartphone. Segundo o prefeito Marcelo Crivella, as conversas com as empresas que prestam o serviço já começaram. "Estamos fazendo audiências públicas, chamando o pessoal dos aplicativos, que é o 99, o Uber, o Easy, e falando também com os taxistas."

    "A ideia é que esses aplicativos, regularizados os impostos, possam contribuir para melhorar as condições dos táxis no Rio. É muito importante", disse.

    Crivella destacou o esforço para modernizar o serviço de táxi na cidade com o lançamento de um aplicativo da própria prefeitura, no dia 29 de maio, que está funcionando em fase de teste com 150 motoristas e deve entrar em vigor em agosto. No mesmo dia, os tradicionais táxis amarelos foram declarados como Patrimônio Cultural da cidade.

    Segundo o prefeito, o aplicativo Taxi.Rio é um esforço para que os taxistas possam competir com o Uber em condições igualitárias. Ele explica que, além de não haver remuneração do poder público pela utilização da tecnologia, como ocorre com os outros aplicativos, o serviço da prefeitura poderá resolver o pagamento de diárias pelos motoristas que não possuem a permissão.

    Reprodução/TV Globo
    Táxis parados na av. Atlântica, no Rio de Janeiro, durante protesto de taxistas
    Táxis parados na av. Atlântica, no Rio de Janeiro, durante protesto de taxistas
    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024