• Cotidiano

    Monday, 20-May-2024 16:31:25 -03

    Famílias dividem espaço com lixo no Parque do Carmo, na zona leste de SP

    AMANDA GOMES
    DO "AGORA"

    31/07/2017 02h00

    Rivaldo Gomes/Folhapress
    SAO PAULO, SP, 29/07/2017, BRASIL, 29/07/2017 - SUJEIRA NO PARQUE DO CARMO - 16:59:04 - Videos recentes que circulam nas redes sociais mostram o Parque do Carmo totalmente sujo durante um final de semana. Criancas e familias se divertem e brincam em meio a sujeira e lixo espalhado pelo parque. (Rivaldo Gomes/Folhapress, ESPECIAL) - ***EXCLUSIVO AGORA*** EMBARGADA PARA VEICULOS ONLINE***UOL, FOLHAPRESS E FOLHA.COM CONSULTAR FOTOGRAFIA DO AGORA***FONES 32242169 E 32243342***
    Famílias aproveitam o sábado (29) no Parque do Carmo, em Itaquera, em meio a sujeira

    As famílias que frequentam o Parque do Carmo, em Itaquera (zona leste de São Paulo), são obrigadas a encarar muito lixo e mau cheiro.

    A reportagem esteve no parque no último sábado (29) e viu crianças brincando em gramados cheios de garrafas PET, sacolas plásticas com lixo e muito papel. Teve até quem arriscasse deitar nos espaços sujos.

    O local, assim como outros parques da cidade, está sem contrato com empresas de limpeza desde o fim de 2016. O Parque do Carmo está na lista de espaços que a gestão de João Doria (PSDB) pretende privatizar.

    Algumas famílias até tentaram, em vão, achar um espaço mais limpo no gramado para esticar a toalha e curtir a tarde ensolarada. Os frequentadores também reclamam do mato alto em vários pontos do parque.

    O pedreiro Cícero Justi de Oliveira, 32, precisou recolher o lixo do gramado do parque para poder sentar com sua família e fazer piquenique. "Tive de usar o saco plástico que trouxe para recolher o meu lixo para colocar o lixo do parque. Não esperava encontrar tudo tão sujo", disse.

    O pedreiro e a família ficaram embaixo de uma árvore, por causa da sombra. Mesmo recolhendo parte do lixo, ainda tiveram que sentar ao lado do restante da sujeira. "Não teve muito para onde correr. Está tudo sujo", disse.

    Na tentativa de amenizar o problema, 95 ambulantes que trabalham no local fazem a limpeza por conta própria, mas não dão conta de tudo –o parque tem 1,5 milhão de metros quadrados, de acordo com a prefeitura. Segundo os ambulantes, apenas a área que receberá a Festa da Cerejeiras, no próximo fim de semana, vem sendo limpa.

    LICITAÇÃO

    A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente afirmou que apenas há uma semana o Tribunal de Contas do Município autorizou abertura de licitação para contratação de empresa de limpeza para o parque. Assim, as equipes devem ser selecionadas em algumas semanas.

    A pasta diz ainda que busca um parceiro para realizar a poda do mato e a limpeza do local parque até que as equipes sejam contratadas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024