• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 18:15:32 -03

    Pedro Machado de Bittencourt (1942-2017)

    Mortes: Em SC, vendeu São Bento do Sul para os são-bentenses

    ANTONIO MAMMI
    DE SÃO PAULO

    01/08/2017 00h00

    Arquivo Pessoal
    Pedro de Machado Bittencourt (1942-2017)
    Pedro Machado de Bittencourt (1942-2017)

    Leopoldo Rudnick e Friedrich Buddemeyer exportaram o nome de São Bento do Sul (SC) para o resto do país –nas etiquetas dos produtos das empresas que levam seus sobrenomes se lê o nome do município catarinense.

    Os destinatários da obra de Pedro Bittencourt não são tão numerosos quanto os consumidores das toalhas de banho da Buddemeyer ou das cadeiras da Rudnick –na verdade, são cerca de 80.000, o número de habitantes da cidade.

    Mas a toalha desfia depois de muito uso; a madeira apodrece se exposta à chuva. Para o são-bentense, o hino da cidade se conserva no tempo: desde criança, ele entoa a composição na escola, todos os dias antes das aulas.

    Bittencourt era um compositor prolífero. São dele os hinos de Pedras Grandes (SC), sua cidade natal, e da edição de 1973 dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Provando que não se restringia a obras maiores, criou também os cânticos de colégios e de clubes de bolão.

    Funcionário público de carreira, Bittencourt era um músico autodidata. Da gaita, que aprendeu aos 8 com o pai, passou ao piano e ao órgão. Sabia tocar violão e se arriscava em outros instrumentos de sopro.

    Era a autoridade máxima da música são-bentense: criou a primeira orquestra de música polonesa do Brasil e liderou a tradicional Banda Treml, de inspiração germânica.

    Pessoalmente, sua erudição enganava os desavisados. "As pessoas achavam que ele era muito rigoroso, mas bastava se aproximar dele para ver como era amável", lembra o filho Eduardo.

    Morreu no dia 27, após uma doença no pulmão. Deixa mulher, três filhos e dois netos.

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    Veja os anúncios de mortes

    Veja os anúncios de missas

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024