• Cotidiano

    Tuesday, 16-Apr-2024 05:31:16 -03

    Maior acidente de barco em 36 anos no Pará deixa nove desaparecidos

    MANOEL CARDOSO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE SANTARÉM

    03/08/2017 15h27

    Um acidente entre um navio cargueiro e um comboio de nove balsas no rio Amazonas deixou nove pessoas desaparecidas nesta quarta-feira (2) no Pará.

    De acordo com a Capitania dos Portos de Santarém, é o maior acidente em número de desaparecidos ou mortos nas águas do Estado desde 1981 —quando 340 pessoas morreram no naufrágio do navio Sobral Santos 2.

    Mergulhadores da Marinha e dos Bombeiros procuram os desaparecidos no acidente, que ocorreu por volta das 4h30 entre os municípios de Óbidos e Oriximiná, no oeste do Pará.

    Segundo a Marinha, o comboio de balsas, que pertence a Transportes Bertolini Ltda saiu de Porto Velho (RO), com carregamento de milho, com destino à Santarém (PA). Ele colidiu com o navio da Mercosul Santos, que saiu do Porto de Suape (Pernambuco) carregado de contêineres com destino a Manaus.

    Todos os desaparecidos eram tripulantes das balsas. Segundo a Marinha, a maioria dormia nos camarotes na hora do acidente.

    O comandante da Capitania dos Portos de Santarém, capitão Ricardo Barbosa, informou que 11 pessoas estavam no comboio na hora do acidente e duas foram resgatadas com vida e encaminhados a Santarém. Elas foram identificadas como César Lemos da Silva e Euclinger da Silva Costa.

    Reprodução/TvGlobo
    Colisão entre barcos deixou nove desaparecidos nas águas do rio Amazonas, no Pará
    Colisão entre barcos deixou nove desaparecidos nas águas do rio Amazonas, no Pará

    A Bertolini divulgou o nome de sete, dos nove tripulantes desaparecidos: Carlos Eduardo Bueno de Souza; Cleber Rodrigues Azevedo; Dárcio Vânio Rego; Dick Farney de Oliveira; Ivan Furtado da Gama; Juraci dos Santos Brito e Wandel Ferreira de Lima.

    A empresa disse ainda que enviou uma equipe ao local do acidente e que aguarda a abertura do inquérito da Marinha para ajudar na investigação.

    Em nota, a Mercosul afirmou que está trabalhando em conjunto com as autoridades locais e iniciou buscas e salvamento aos membros da tripulação. A Mercosul informou que a preocupação da tripulação do navio foi com a segurança de todos os membros das balsas. A empresa acrescentou que todos os membros da tripulação a bordo do Mercosul Santos passam bem.

    Segundo Barbosa, da Capitania, o acidente ocorreu próximo à desembocadura do rio Trombetas. "Temos a informação de que o empurrador das balsas naufragou no local, duas balsas do comboio ficaram agarradas na proa do navio mercante e as demais ficaram a deriva".

    ACIDENTES CRESCEM

    O número de mortes por acidentes marítimos na região oeste do Pará aumentou em 2016, em comparação com os anos anteriores, segundo a Capitania Fluvial de Santarém.

    De acordo com o órgão, em 2014, foram seis mortes e em 2015, cinco. No ano passado, foram 16 casos. Em 2017 ainda não havia sido registrado nenhum caso com morte, até o acidente desta última quarta.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024