• Cotidiano

    Monday, 29-Apr-2024 23:35:13 -03

    Rio de Janeiro

    Ministro da Defesa diz que operação no Rio teve resultado 'razoável'

    LUIZA FRANCO
    SÉRGIO RANGEL
    DO RIO

    06/08/2017 13h19

    Apu Gomes/Folhapress
    Soldado inspeciona mochila durante operação contra roubo de cargas na manhã deste sábado, no Rio
    Soldado inspeciona mochila durante operação contra roubo de cargas na manhã deste sábado, no Rio

    Na visão do ministro da Defesa, Raul Jungmann, a megaoperação realizada por tropas federais neste sábado (5), no Rio, teve um resultado "razoável".

    A ação mobilizou cerca de 5 mil profissionais das forças de segurança com o objetivo de combater o roubo de cargas e o tráfico de drogas na cidade.

    Dois supostos criminosos e um policial militar morreram.

    Foram apreendidas três pistolas, duas granadas, quatro rádios, 21 carros e uma motocicleta e entorpecentes. Nenhum fuzil foi capturado.

    Em entrevista coletiva neste domingo (6), Jungmann disse que o saldo não foi "espetacular", apenas "razoável".

    No entanto, Jungmann espera que as próximas operações sejam mais bem-sucedidas.

    "Existe uma coisa chamada curva de aprendizagem. O importante é que nós vamos melhorar a cada operação. Acredito que os resultados vão aparecer com o tempo e que nós vamos construir cada vez mais uma capacidade de inteligência, uma capacidade operacional, uma capacidade integrada, que tornará evidente para a população do Rio de Janeiro que ela não está mais só."

    No total, os militares realizaram incursões em seis comunidades nas zonas norte e oeste da cidade. Três delas contavam com UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora).

    A operação deste sábado inaugurou a segunda etapa do plano de segurança do governo federal para o Rio, que deve consumir quase R$ 2 bilhões até o fim de 2018 –R$ 700 milhões serão empenhados até o final deste ano.

    Em crise, o Rio vive colapso da segurança pública. O número de mortes violentas no primeiro semestre deste ano (3.457) cresceu 15% em relação ao mesmo período de 2016. Foi o pior primeiro semestre desde 2009 (3.893).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024