• Cotidiano

    Sunday, 05-May-2024 14:44:18 -03

    Rio de Janeiro

    Criminosos roubam van com duas crianças dentro no Rio de Janeiro

    DO UOL

    11/08/2017 09h23

    Reprodução/TV Globo
    Polícia cerca van escolar roubada com duas crianças; veículo foi localizado em São Gonçalo
    Polícia cerca van escolar roubada com duas crianças; veículo foi localizado em São Gonçalo

    Sete homens roubaram uma van escolar em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira (11). Duas crianças estavam no veículo e foram levadas junto pelos bandidos e deixadas no bairro do Pita, na cidade vizinha de São Gonçalo.

    A Polícia Militar informou que as crianças foram resgatas por volta das 8h por policiais do 7º BPM (Alcântara) e passam bem. O veículo foi recuperado e levado para a 73ª DP (Neves).

    A van foi abordada por volta das 7h30. Os bandidos, armados com fuzis, renderam o motorista e seguiram em direção a São Gonçalo. A informação inicial é de que as crianças teriam ficado presas nos cintos de segurança.

    Outras vans chegaram a auxiliar na busca. As crianças estavam indo para uma creche em São Gonçalo. O caso foi registrado na 73ª DP.

    VIOLÊNCIA URBANA

    O Rio enfrenta um agravamento de sua crise de segurança. Dados do ISP (Instituto de Segurança Pública), ligado ao governo estadual, mostram que desde 2009 não é tão alta a taxa de crimes com morte violenta —homicídio intencional, roubo seguido de morte, lesão corporal seguida de morte e homicídio após oposição à intervenção policial.

    Em 2016, foram 6.248 casos, 37,6 por 100 mil habitantes, maior índice em sete anos. Só a Baixada Fluminense concentra 33% dos crimes.

    Segundo as investigações, grande parte das mortes violentas foram encomendadas por facções criminosas que disputam o controle do tráfico de drogas no Estado.

    Nem quem deveria reprimir o crime está imune das acusações. Em julho, uma megaoperação autorizada pela Justiça prendeu 91 policiais militares em São Gonçalo, na região metropolitana da capital fluminense, suspeitos de prestar apoio a traficantes.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024