• Cotidiano

    Monday, 06-May-2024 09:03:22 -03

    Rio de Janeiro

    Polícia do Rio de Janeiro prende chefe de facção criminosa do Norte do país

    DO RIO

    18/08/2017 13h34

    Foi preso nesta sexta-feira (18) um homem que é tido pela polícia como o principal chefe da facção criminosa Família do Norte ainda em liberdade. Kaio Wellington Cardoso dos Santos, conhecido como Mano Kaio e Kaio da 40, foi preso em Rio das Ostras, na Região dos Lagos, no litoral fluminense.

    Segundo a polícia do Rio, ele era o criminoso mais procurado da região Norte do Brasil, tido como o responsável por deflagrar uma disputa entre facções na zona sul de Manaus que deixou mais de 60 mortos no Amazonas neste primeiro semestre de 2017. Ele, de acordo com a polícia, é o principal aliado do chefe da FDN, Gélson Carnaúba, o "Mano G", e já havia fugido de cadeias no Amazonas e no Ceará.

    Divulgação/Polícia Civil do Rio de Janeiro
    Kaio Wellington Cardoso dos Santos, tido como um dos líderes da Família do Norte, foi preso no Rio
    Kaio Wellington Cardoso dos Santos, tido como um dos líderes da Família do Norte, foi preso no Rio

    O traficante estava no Rio porque negociava munições e drogas com criminosos da cidade, principalmente da favela do Jacarezinho, na zona norte. Ele é aliado do Comando Vermelho, que controla a região. Do Rio, ordenava execuções no Amazonas. A operação foi resultado de esforço conjunto da Polícia Civil do do Rio, do Amazonas e da Força Nacional. A investigação durou dois meses.

    FDN

    A FDN é mais recente facção criminosa em atuação no país. Está organizada em presídios do Norte. Aproximou-se do Comando Vermelho e seria, em tese, rival do PCC. A Família do Norte é uma facção que estaria ligada às rebeliões em Manaus, Roraima e Rio Grande do Norte. Atua nos seguintes Estados: Amazonas, Roraima, Pará.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024